Veja também a previsão do tempo no Litoral Norte
Por Raell Nunes
O feriadão de finados pode intensificar o turismo na região. Porém, há uma problemática que envolve o mais encantador atrativo do litoral: as praias – 16 delas estão impróprias para banho.
O município mais critico é Ubatuba. Seis praias, Picinguaba, Itaguá-Av. Leovegildo (240), Itagua-Av. Leovegildo (1724), Perequê-Mirim, Lázaro e Santa Rita estão em estado desfavorável.
A cidade de São Sebastião registrou quatro praias indevidas para uso: Prainha, São Francisco, Pontal da Cruz e Porto Grande. Ilhabela também tem quatro desaprovadas: Itaguaçu, Pinto, Siriúba e Itaquanduba.
Segundo boletim feito pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Caraguatatuba tem duas praias em condições adversas aos banhistas: Prainha e Centro.
Previsão do tempo – Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o feriadão deve começar com um tempo nublado no litoral, com temperaturas variando de 19°C a 28°C.
A sexta-feira (3) indica tempo nublado também e com possibilidades de chuva no fim de tarde. No sábado, hipótese de chuva pode chegar até 70%. Já no domingo, o tempo novamente é nublado com temperatura máxima de 29°C.
O feriado de finados promete ser lucrativa aos comerciantes locais. A expectativa é que 150 mil veículos desçam para contemplar as belezas do Litoral Norte.
Casa cheia – Um exemplo de “casa cheia” é a cidade de Caraguatatuba, que tem uma taxa de ocupação dos leitos em hotéis e pousadas de 85% – e que ainda pode chegar a 90%.
No município vizinho, Ubatuba estima que 80% dos leitos dos hotéis e pousadas estejam ocupados. Conforme informações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), são esperados 49 mil veículos pela Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125). Uma média de 200 mil pessoas devem movimentar os setores de hotelaria, comércio e lazer da região.