Ação integrada entre secretarias municipais, instituições e empresas irá oferecer diversos serviços Visando atender as necessidades da população, que muitas vezes deixa os assuntos pessoais pendentes devido a rotina intensa do dia a dia, a Prefeitura de Ilhabela realiza neste domingo (10), das 9h às 17h, na E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, na Barra Velha, o projeto “Ação Cidadania”.
A proposta é levar diversos serviços aos moradores, de aferição de pressão arterial, testes rápidos de Aids e Sífilis, regularização de débitos de IPTU e ISS, até consultas jurídica, fiscal, de serviços do Procon e Detran; tarifa social de energia elétrica, emissão de primeira via do RG e da carteira de trabalho, inscrições para cursos, entre outros. Haverá também serviço de esmaltação de unha, corte de cabelo e penteado.
A ação contará com atendimento do prefeito Márcio Tenório, das 14h às 17h, e dos secretários municipais. “Nossa intenção é que as pessoas consigam colocar em dia as suas pendências. É uma grande ação, uma parceria com diversas secretarias, outras instituições e empresas para levar serviços importantes e extremamente necessários aos nossos moradores”, explicou o prefeito, Márcio Tenório.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Luiz Lobo, tudo está sendo pensando para que os serviços atendam às necessidades dos munícipes. “Será um dia onde todos poderão resolver uma série de pendências pessoais que, muitas vezes, são deixadas de lado por conta dos compromissos diários”, disse o secretário.
O Ação Cidadania contará com diversão para os pequenos. Enquanto os pais ou a família permanecerem em atendimento, a criançada poderá se divertir nos brinquedos infláveis. No dia acontece também o Festival de Futebol, no campo do PEII da Barra Velha, além da distribuição de pipoca e algodão doce.
Confira a relação dos serviços oferecidos:
Emissão de RG – Documentos necessários (certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência);
Orientação Jurídica – A OAB de Ilhabela, em parceria com a Faculdade de São Sebastião, prestará atendimento jurídico à população;
Justiça Eleitoral – Agendamento dos serviços realizados no Cartório Eleitoral de São Sebastião, como cadastramento da biometria, além de orientar os eleitores sobre possíveis dúvidas;
PAT – 1ª via da Carteira de Trabalho – Documentos necessários: RG, certidão nascimento ou casamento, comprovante de residência, conta de água ou luz recente. Inscrições dos cursos da ETEC, Via Rápida e Senac. Documentos necessários (RG e CPF);
Sabesp – Consulta de débitos, tarifa social, parcelamentos, acatamento de serviços como: reparo de vazamento, obstrução de esgoto, regularização/substituição de cavalete, estudos de prolongamento de rede de água e esgoto, ligação de água e esgoto, etc;
Fundo Social – Manicure: esmaltação; cabeleireiro: corte e penteados;
Secretaria de Gestão Financeira – Negociação de IPTU e ISS (desconto de juros e multas);
Advocacia Geral do Município – Consulta de execução fiscal e com o Procon;
Trânsito – Demonstração da cidade de Trânsito para as crianças;
Detran – Consulta sobre a situação do veículo, multas e pontos perdidos na CNH;
Fênix Transportes – Emissão da 1ª via do Bilhete Único – Documentos necessários: RG e CPF;
Secretaria de Educação:
Matrículas novas para crianças inscritas na lista de espera, seguindo a ordem e disponibilidade de vagas:
Primeiros Passos (1 ano completo)
Maternal I (2 anos até 30/6/2018)
Maternal II (3 anos até 30/6/2018)
Documentos necessários: Certidão de nascimento, carteira de vacinação, comprovante de residência, RG dos responsáveis, comprovante de trabalho ou xerox da carteira de trabalho.
Secretaria de Saúde
Aferição de pressão; Atividades desenvolvidas pela academia da Saúde e NASF; Avaliação adipometria com orientação nutricional; Orientação Bucal; Orientação e avaliação de postura com fisioterapeuta; Orientação farmacológica; Roda de conversa com o tema- Tabagismo e Álcool; Teste Glicêmico; Teste rápido HIV e Sífilis.
Planejamento Urbano, Obras e Habitação
Orientação sobre a Planta Popular
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social:
Informações sobre a inserção em programas de Transferência de Renda; ID Jovem; Carteira do idoso e deficientes do BPC; Tarifa social de energia elétrica; Telefone Popular; Carta social; Isenção de pagamento de Taxa de inscrição em concursos públicos; Programa Progredir para beneficiários da Bolsa Família.
Secretaria de Meio Ambiente
Performance artística; Educação Ambiental.