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Praiamar Transportes utiliza recurso para inibir venda de passes

Tamoios News

Usuários são pegos de surpresa mas empresa confirma que créditos continuam nos cartões

 

 

Por Adriana Coutinho

Muitas pessoas que utilizam transporte coletivo urbano estão com dúvidas em Caraguatatuba, sobre os créditos em seus cartões de passe. Usuários que não quiseram se identificar informaram que os valores acumulados desaparecem e que não têm controle sobre a quantia que ainda pode ser utilizada por eles.

A reportagem entrou em contato com a Praiamar Transportes para apurar as denúncias dos usuários. Nervile Caetano de Oliveira, 47, administrador da empresa desde março de 2017, informou o que vem ocorrendo – “Vínhamos percebendo que estava acontecendo muita venda de passes na cidade e é um comércio ilegal. O passe existe para que funcionários os utilizem para ida e volta ao trabalho. Observamos várias formas de comércio e até na porta de embarque dos ônibus – a pessoa recebe em dinheiro, valor menor do que o passe e “aluga” o cartão até o passageiro passar pela catraca e depois o apanha novamente pela janela”.


Com o objetivo de minimizar e buscar soluções para o problema, a empresa atualizou e alterou o sistema de bilhetagem, modificando a visualização de créditos. “Esse novo sistema de maneira alguma lesa os usuários, os créditos estão no cartão, porém, só é possível visualizar a quantia abaixo de R$ 100 reais, quando ele inicia a diminuição a cada utilização. Se as pessoas têm acima desse valor, ele está guardado no cartão e expira em 90 dias. Quem utiliza o cartão de forma correta, não tem com que se preocupar”, explica Oliveira.

A modificação do sistema ocorreu em setembro do ano passado, porém não foi amplamente divulgada exatamente para tentar inibir a comercialização ilegal dos créditos contidos nos cartões, dificultando as fraudes.

Outra alteração é a biometria facial, ou seja, o rosto do usuário é reconhecido pelo sistema, uma nova tecnologia que oferece mais agilidade ao usuário e segurança para a empresa, visando identificar os usuários e dar mais agilidade. Está vigorando desde setembro do ano passado.

O usuário que tiver dúvidas sobre o novo sistema, e sobre seus créditos, deve se dirigir ao posto de venda na Rodoviária Municipal de Caraguatatuba, cujo atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h ou na própria garagem e falar com Diego, responsável pela bilhetagem. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (12) 38839959 (posto de vendas) e (12) 38872111 (garagem).

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