Cidades São Sebastião

Moradores de Boiçucanga reclamam da qualidade da água

Tamoios News
A coloração da água que sai na torneira das casas de Boiçucanga, preocupa moradores

A situação já ocorreu em Barequeçaba, onde a água também chegou com coloração amarronzada

 

Por Ivânio de Abreu

Os moradores de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, têm utilizado as redes sociais para reclamar sobre a qualidade da água fornecida no bairro. Relatos apontam até problemas de saúde por conta do consumo da água que chega às torneiras com coloração barrenta.

Georgeta Gonçalves,69, moradora do bairro, diz que pegou uma bactéria por causa da água. “Fui ao Pronto Atendimento passei pelo médico e nos exames indicam que peguei uma bactéria. Só pode ser da água. Eu tinha uma viagem e não pude ir por estar de cama e sem condições de saúde, passei a noite acordada e muito mal” lamenta.

Segundo ela, um funcionário da Sabesp – empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade,  esteve em sua residência para questionar se havia outra fonte de abastecimento de água.

“É a segunda vez que vem alguém em casa me perguntar se tenho outra fonte de água. Respondi que não. Mas gostaria muito, já que aqui em casa é só água da Sabesp e está nessas condições péssimas” desabafa a moradora.

De acordo com Luiz Henrique, 29, há muito tempo ocorre o problema no bairro. “Basta chover e temos esta situação desagradável”. Morador em Boiçucanga há 24 anos, ele postou uma foto em que mostra a coloração da água como “puro barro”.

“Hoje a água está melhor, porém terça-feira (27) e quarta-feira (28) estava bem ruim. Entramos em contato com a Sabesp e a única resposta que dão é que vão enviar um técnico. Mas até hoje nenhum”.

Henrique relata ainda ter guardado a água que postou nas redes sociais.

Morador guarda água que sai da torneira da sua casa há 11 dias

A situação já ocorreu também em Barequeçaba, onde a reclamação dos moradores era também em razão da água chegar com coloração amarronzada. A reportagem publicada em 15 de janeiro traz depoimentos de moradores que afirmam que o problema ocorre com certa frequência de novembro de 2017.

Outro lado- A Sabesp informa que no Litoral Norte os mananciais são de serra, ou seja, a água captada para tratamento e distribuição à população vem de cachoeiras. Com fortes chuvas o manancial é impactado, deixando a água com elevados parâmetros de cor e turbidez. O que obrigaria a empresa a suspender temporariamente o processo de tratamento e distribuição.

Segundo Sabesp, o regime das águas é “muito dinâmico”, e assim que a qualidade do manancial melhora o processo de abastecimento é retomado, mas pode ainda ter certa coloração, porém sem prejuízo para o consumo.

A empresa afirma que nessa quinta-feira (1) isso não ocorreu. Já que os sistemas estavam operando normalmente e a água límpida.

No bairro de Boiuçucanga, em São Sebastião, algumas ruas são curtas e as redes nelas existentes acabam juntamente com a via, provocando a “ponta de rede” – como é chamada tecnicamente.

A Companhia diz ainda que quando o problema de coloração acontece sem que tenha chovido muito forte, a Sabesp envia equipes técnicas aos locais para efetuarem descargas nessas redes. Mas, para tanto, é necessário que o cliente que estiver recebendo água com qualquer alteração deve contatar a Sabesp pelo telefone 0800-055-0195 e registrar sua queixa, para que a área operacional, de posse do endereço, possa ir até a residência e verificar o que está acontecendo.

 

Deixe um Comentário