A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica, inicia nesta segunda-feira (5), em todas as Unidades Básicas de Saúde, a intensificação de busca ativa de casos de Tuberculose. A ação acontece até o dia 20 de março.
A Tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo ar e que atinge, principalmente, os pulmões. “É importante que a população de Ilhabela saiba que a doença tem cura e o tratamento é oferecido por todas as UBS’s do município”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
Durante o período da campanha haverá acolhimento à população em todas as unidades básicas de saúde, hospital, CAPS AD e Melhor em Casa, com orientações sobre a doença, sintomas e coleta de exames. Além da busca ativa nos bares e áreas vulneráveis da cidade. “Entre os sintomas da doença estão: Febre baixa (geralmente fim da tarde), tosse, fraqueza, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite”, explicou o secretário da pasta Marco Antônio Gênova.
No dia 20 de março a Vigilância Epidemiológica realizará a “Busca Ativa” durante todo o horário de expediente no Paço Municipal com os funcionários e munícipes.