Nesta quarta-feira (21), o projeto Praia Acessível e o Espaço Aventura, na região central de Caraguatatuba, terão programação especial, das 8h às 17h, para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Alunos da APAE – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba e Acalento – Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano já confirmaram presença.
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.
Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
A iniciativa é da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e a 65ª Subseção de Caraguatatuba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).