São Sebastião Saúde

São Sebastião tem dois casos suspeitos de febre amarela

Tamoios News
Foto: Jorge Mesquita/TN

Um dos pacientes continua internado no Hospital de Clínicas de São Sebastião

 

Por Leonardo Rodrigues

A Vigilância em Saúde de São Sebastião confirmou na tarde desta segunda-feira (23) que há dois casos suspeitos de febre amarela no município. São dois pacientes com local provável de infecção em Barra do Sahy, na Costa Sul do município. Um, de 26 anos, foi transferido para o Hospital das Clínicas de São Paulo, na última sexta-feira (20), e o segundo paciente, com 35 anos, continua internado no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

A diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Carolina Paluri, conta que amostras dos dois pacientes foram encaminhadas para exames laboratoriais feitos pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), na capital paulista, na manhã de hoje. “Os resultados levam em média sete dias para ficarem prontos. Precisamos aguardar”, comenta.

Apesar da Barra do Sahy ser identificado como local provável de infecção, Fernanda ressalta que os dois pacientes não tem residência fixa no bairro. “Isso quer dizer que em uma semana, eles estiveram em vários lugares. É difícil determinar que a infecção ocorreu em Barra do Sahy”, observa.

Vacinação –  A Prefeitura de São Sebastião intensificou as ações de vacinação contra a febre amarela. Desde que iniciou a campanha, em 25 de janeiro, o Departamento de Vigilância Epidemiológica garantiu a imunização de 60%  da população. A meta, definida pelo Ministério da Saúde é vacinar 100% da população.

“É muito importante que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem a Unidade de Saúde da Família de seu bairro para garantir a dose de imunização”, reforçou a diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Carolina Paluri.

As doses estão disponíveis nas 16 salas de vacina localizadas nas Unidades de Saúde da Família, e em duas Unidades de Saúde (Topolândia, Enseada). Nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) o horário de atendimento é das 8h às 16h; nas duas Unidades Básicas da Enseada e Topolândia a vacinação ocorre em horário estendido, das 17h às 21h. Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças).

As crianças, a partir dos 9 meses de idade, deverão ser imunizadas e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as contraindicações são para as mulheres grávidas, mães que amamentam crianças até seis meses de idade, pessoas que fazem o uso de medicações imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, câncer e alergia grave ao ovo de galinha.

Mutirão – No “Dia Mundial da Saúde”, marcado em 7 de abril, a Prefeitura promoveu uma série de ações para marcar a data. Entre elas, a implantação de postos volantes de vacinação contra a febre amarela. Segundo informações da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), somente no sábado (7), foram imunizadas mais de 720 pessoas em ações realizadas na região central e também na Costa Sul da cidade.

O reforço das ações de imunização da população deve-se ao fato de uma semana antes, um macaco ter sido encontrado morto em uma trilha na Estrada das Pedras, em Cambury, e após análise do material – coletado durante a autópsia – o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou a morte do animal por febre amarela.

Deixe um Comentário