Cultura Eventos e shows Litoral Norte

Litoral Norte tem intensa programação cultural neste fim de semana

Tamoios News
Filó Machado Foto: Divulgação

Filó Machado, Circo Navegador, Cia do Fubá, Vitor Branco e o artista plástico Ennio Ângelo Bertoncini integram o roteiro da região

Por Adriana Coutinho

Para abrir e aquecer o inverno caiçara, a programação cultural do litoral norte está a todo vapor. São shows, espetáculos teatrais, exposições para todos os gostos e idades.

Ubatuba – Ubatuba recebe nesta quinta-feira (14) o show musical” Balaio convida Filó Machado” a partir das 20h no Teatro Municipal, com ingressos a R$60 e R$30 a meia entrada. Com mais de 50 anos de carreira, 13 CDs gravados e indicação ao Grammy na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”, Filó Machado recebeu o merecido título de “mestre da música”. Já dividiu palco com Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato entre outros.

Já na sexta-feira (15) às 19h30, é a vez do espetáculo “Minha Vida em Uma Canção”, inspirado no filme “A Filha do Pastor”. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Ainda no Teatro é possível visitar a exposição “Tragédia de Lídice” com 12 painéis que retratam a tragédia que ocorreu na República Tcheca, segue até domingo (17) das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Ubatuba também acolhe o “Fórum de Cultura do Litoral Norte” previsto para acontecer de sexta-feira (15) a domingo (17). A abertura é à às 17h desta sexta no Sobradão do Porto.  O encontro que também tem programação no Teatro Municipal, visa reflexões sobre cultura, arte, cidadania, construção de pensamentos e inteligências. Além das rodas de conversa, acontecem apresentações do Grupo Cantamar, Sarau Ubatubano e espetáculo “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, do Circo Navegador.

Circo Navegador/Foto: Divulgação

O Sobradão do Porto fica na Praça Anchieta e o Teatro Municipal de Ubatuba, na Praça Exaltação à Santa Cruz, 22, ambos no centro de Ubatuba.

Caraguá – Nesta sexta-feira (15), às 14h, as crianças têm programa garantido: espetáculo teatral ‘Poetinha’ da Cia do Fubá.  Bom para conhecer um pouco mais do universo do poeta e músico Vinícius de Moraes, em uma linguagem lúdica especialmente para os pequenos, com muita música e poesia. A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.

Também na sexta-feira (15) às 20h30, no palco montado na Festa de Santo Antônio na Praça Dr. Cândido Motta, tem “Os Lokais” com samba rock, gafieira, samba de roda e outros ritmos que prometem embalar o público do início ao fim do show. A apresentação integra o projeto “Prata da Casa”. Grátis.

No sábado (16) o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) abre suas portas para o artista plástico Ennio Ângelo Bertoncini, que apresenta a exposição “Novos Olhares III” a partir das 19h. Com mais de 80 anos de experiência no mundo das artes, suas pinturas retratam a visão do artista ao chegar em Caraguatatuba em 1987. Bertoncini participou de várias exposições individuais e coletivas e esteve presente na inauguração do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A exposição segue até 4 de agosto com visitação das 10h às 18h. O MACC está situado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. A entrada é franca.

Artista plástico Ennio Bertoncini
Foto: J.C. Curtis

 

Para quem quer rir, a comédia romântica “Quase Cinquenta Tons de Cinza” é a atração no Teatro Mario Covas neste sábado (16), às 21h. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro a partir das 14h no dia da apresentação. Adaptação cômica do best-seller americano “Cinquenta Tons de Cinza”, o espetáculo é uma paródia com texto e direção de Vitor Branco, focada, principalmente, no personagem Cristian Grey. O Teatro Mario Covas fica na Avenida Goiás, 187, Indaiá.

Ilhabela – Quem estiver em Ilhabela pode conferir a exposição “Baleia à Vista” na sede do Parque Estadual de Ilhabela(PEIb). A mostra, com entrada franca, é composta por fotografias de grande formato e banners,  tem por objetivo divulgar informações acerca dos cetáceos que vivem e visitam o litoral norte de São Paulo e apresentar as imagens capturadas pelo ambientalista Júlio Cardoso, cujo projeto conta com a parceria da bióloga Arlaine Francisco. O PEIb fica na Vila, Praça: Cel Coronel Julião de Moura Negrão, Centro.

Exposição Baleia à Vista, de Julio Cardoso

Outra mostra acontece no arquipélago, a “Parallelo Brasil Itália” do fotógrafo Marcos Finotti, abre nesta sexta-feira (15), às 19h, na sede da Fundação Cultural de Ilhabela (Fundaci). Após percorrer por dez anos o estado de São Paulo, a exposição chega à Ilhabela, local que o artista escolheu para viver desde 2015. Num total de 24 fotografias, traçando paralelos entre o nosso país e a bela Itália em todas as capturas, a mostra  apresenta três imagens da ilha. Marcos Finotti nasceu em São Paulo, em 1974, e possui nacionalidade ítalo-brasileira. Atualmente seu foco são fotos de natureza, sua grande paixão. A Fundaci fica na rua Dr. Carvalho, 80, na Vila, Centro Histórico, com entrada franca.

São Sebastião – Nesta sexta-feira (15) tem Música no Coreto, no Centro Histórico, das 12h às 14h com Trio Brasil e Edson Alexandre e trio, que levam seu som das 19h às 21h para o Calçadão da Rua da Praia, em frente à SETUR, no Centro.

Para quem aprecia fotografia, está em cartaz até dia 29 de julho, a exposição “Um Olhar Sobre A Mata Atlântica – Nossa Biodiversidade Pede Socorro!” no Centro de Informações Turísticas de São Sebastião (CIT), na Rua da Praia. A mostra, uma realização do Parque Estadual Serra do Mar (Pesm), engloba os universos marinho, com uma exposição de fotos, e terrestre, com apresentação da diversidade de aves do bioma Mata Atlântica e do problema da caça de animais, com a exibição de gaiolas e armadilhas, além da exibição de materiais do acervo biológico de sementes a animais peçonhentos em vidro.  Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h. A entrada é franca.

 

 

 

Deixe um Comentário