CCZ pede que população comunique mudanças de comportamento em primatas
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, foi notificado na última sexta(15) sobre a morte de um macaco adulto da espécie bugio, na área do Parque Estadual, no bairro Sertão dos Tourinhos, região Norte da cidade.
A equipe do CCZ esteve no local para coleta de amostra do animal que foi logo encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz para identificação da causa morte.
Segundo o veterinário do CCZ, Guilherme Garrido, a previsão é de que o resultado da amostra saia dentro do prazo de uma semana, mas, desde já, alerta a população para que colabore com os trabalhos do município e tome a vacina.
“Sempre que houver a identificação de primatas com mudanças de comportamento (mais lentos) ou mortos, por favor, peço a todos que entrem, imediatamente, em contato com o CCZ (3887-6085) ou, aos finais de semana com o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199) que seremos notificados de imediato”, recomenda.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, mediante os fatos, já mobilizou funcionários dos setores da Vigilância Epidemiológica (VE), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Atenção Básica, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que farão levantamento casa a casa no entorno do bairro Sertão dos Tourinhos para saber quais pessoas que já tomaram vacinas, as que possuem restrição e as que se recusam a receber a imunização.
As pessoas que não foram vacinadas deverão procurar a UBS para receber a vacina contra a febre amarela. Informamos que a Secretaria de Saúde realizou a vacinação casa à casa nos meses de abril e maio em todo município e esteve em domicílios da região Norte, por diversos dias.