causa animal Litoral Norte

Ambientalistas monitoram trajetória da baleia e seu filhote

Tamoios News

Dupla foi avistada no dia 23, na ocasião, a mãe estava com uma rede de pesca presa ao corpo

Por Salim Burihan

Os ambientalistas do Projeto Baleia à Vista estão monitorando uma baleia, da espécie Franca e seu filhote que apareceram nas proximidades da Enseada das Anchovas, em Ilhabela, no dia 23 passado.

Baleia Franca e seu filhote nadando na Ilha. Fotos-Júlio Cardoso

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, a baleia-mãe, com cerca de 16 metros de comprimento, estava com uma rede de pesca enroscada entre a cabeça e o dorso.

Essa situação, preocupou os ambientalistas. E, desde então, eles passaram a monitorar a baleia e seu filhote.

“É possível que ela procure águas abrigadas para amamentar o filhote e vamos seguir monitorando a região para encontrá-las”, comentou Cardoso.

Segundo ele, a baleia-mãe  estava nadando bem e muito ágil e nestas condições, o desemalhe (retirada da rede do corpo dela) não seria viável, mas se ela encostar e ficar parada talvez seria importante retirar a rede.

Rede de pesca presa ao corpo, preocupava ambientalistas

O monitoramento da baleia e seu filhote tem sido feito “visualmente” e conta com o apoio de ambientalistas e pescadores de todo o litoral paulista.

No domingo (29), a dupla, mãe e filhote, foi avistada pors ambientalistas do Projeto Mega Fauna Marinha do Brasil, na costa de São Vicente, litoral de São Paulo.

Segundo as informações repassadas para Júlio Cardoso por  Guilherme Kodja, do Projeto Mega Fauna Marinha do Brasil, a baleia teria se livrado da rede de pesca que encobria sua cabeça e dorso.

Ontem(30), o pescador Juliano Fernando Almeida avistou a dupla de baleias em Mongaguá, também no litoral de São Paulo. Segundo Cardoso, o pescador ajudou a evitar que o filhote encalhasse em uma das praias de Mongaguá.

Segundo Cardoso, nesses últimos sete dias, baleia navegou 120 quilômetros no rumo sul/sudoeste e tudo indica que está se dirigindo em direção a região de Santa Catarina.

“Já foi dado o alerta aos ambientalistas daquela região. Vamos procurar monitorá-la mesmo a distância. A boa notícia é que ela se livrou da rede de pesca”, comentou Cardoso.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.