A Prefeitura de São Sebastião, através do Hospital de Clínicas, implantou um sistema na web para apurar dados referentes ao atendimento feito pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência).
Através do sistema Syssamu, serão coletados os atendimentos, os locais atendidos, tipo de acidente ou doença e dados da pessoa atendida. O objetivo é melhorar e agilizar os atendimentos, garantindo melhores resultados.
Segundo a coordenadora geral do SAMU, Dilmara Oliveira Abreu, com o sistema será possível fazer análise dos atendimentos com levantamentos de dados estatísticos e epidemiológicos.
Ela explicou que , após ocorrências todas as informações registradas nas fichas serão inseridas no sistema, onde ficarão compiladas e poderão fornecer relatórios gerais e específicos, por idade, doença, tipo de acidente e região.
“É uma ferramenta que vai auxiliar o nosso trabalho, buscando estabelecer métodos quantitativos para mensurar os resultados atuais e auxiliar na criação de medidas de melhorias no atendimento ao cliente, tanto para rede básica, quanto para atender aos critérios do Ministério de Saúde”, ressaltou.
Geoprocessamento
O sistema consiste em cadastro de ocorrências, armazenamento das fichas digitalizadas, relatórios e também no geoprocessamento, que permite evidenciar os locais das ocorrências utilizando os dados de GPS, facilitando assim a visualização de forma macro as ocorrências.
De acordo com o criador do sistema e coordenador de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas, Lázaro Kauê, com o sistema também será possível realizar um trabalho junto ao Departamento de Trânsito, fornecendo informações dos locais de maiores índices de acidente para que monitoramentos e alterações necessárias possam ser feitas e, ainda, criar planejamentos conforme as maiores ocorrências de cada local.
Ainda segundo Kauê, por ser um sistema Web há mobilidade e flexibilidade para trabalhar, tendo como única necessidade a conexão com a internet. “Todos os envolvidos nos processos têm acesso aos dados e podem economizar, dispensando compra de computadores, hardwares e servidores locais, além de ter segurança, suporte técnico e atualizações garantidos”, finalizou.
SAMU
O SAMU foi implantado em 2010 em São Sebastião. Atende pelo número 192 e desde a sua implantação tem feito, em média, 40 mil atendimentos anualmente. Desde o mês de março deste ano a unidade funciona em sua nova sede, na Rua Maranhão, na Vila Amélia, que fica mais próxima ao Hospital de Clínicas e da UPA.