Prefeitura de São Sebastião, com índice reduzido de vacinação, intensifica ações para atingir meta exigida na campanha da pólio e sarampo
Por Salim Burihan
A prefeitura de São Sebastião está intensificando as ações para melhorar o índice de vacinação de crianças contra a pólio e o sarampo.
O município vacinou, até agora, 64% de suas crianças, número bem abaixo da meta exigida que é atingir 95% do público alvo.
Em entrevista concedida a uma emissora, na manhã desta quinta(30), o secretário municipal de Saúde, Carlos Roberto Pinto, informou que, o Conselho Tutelar poderá acionar os pais que não levarem seus filhos para tomar as vacinas.
Segundo explicou ele, apesar de todas as ações promovidas pela prefeitura, os pais não estão levando seus filhos para tomarem as vacinas. O secretário convocou os pais para levem seus filhos aos postos de vacinação e nas ações promovidas pela prefeitura nos bairros.
O secretário explicou ainda que a prefeitura, através dos agentes de saúde, do PSF(Programa de Saúde da Família), fará visita casa a casa nos bairros para que as crianças sejam vacinadas.
Outra medida que está sendo adotada pela prefeitura, através da secretaria de Educação, são os comunicados encaminhados aos pais de alunos para que não deixem de vacinar seus filhos.
Conselho
A conselheira do Conselho tutelar, Raiane Ramos, disse que, se o conselho for informado dos pais que não estão levando seus filhos para tomarem a vacina, eles(os pais) serão visitados e orientados sobre o direito das crianças à vacinação.
“Se eles, não justificarem o porquê de não estarem levando seus filhos e constatarmos que trata-se de negligência, poderemos denuncia-los ao MP(Ministério Público) e eles poderão ser processados”, explicou Raiane.
Segundo ela, o ECA garante o direito das crianças à Educação e a Saúde e se os pais que não cumprirem isso, estão colocando em risco a situação das crianças. Raiane afirmou ainda, que o conselho não teria sido acionado pela Secretaria de Saúde, no caso da vacinação contra pólio e sarampo.
Mutirão
A Prefeitura de São Sebastião promoverá vários mutirões de saúde nos bairros. O primeiro deles, acontece neste sábado (01), a partir das 10h no Campo do Estrela, no bairro do Jaraguá – costa norte da cidade.
O projeto “São Sebastião em Ação – Mutirão de Saúde” tem como objetivo garantir aos moradores atendimento médico gratuito com exames, consultas e palestras educativas.
Também estarão disponíveis atendimentos farmacêuticos (orientações sobre o uso correto dos medicamentos); ações preventivas – saúde bucal; controle de endemia; remoção inservível; testagem rápida; vacinação antirrábica e de poliomielite; feira de adoção; regularização de Licenças/ Estabelecimentos; técnicas de desengasgo – RCP; pedidos de mamografia; antropometria com IMC; coleta de Citopatológico; castramóvel; incentivo à prática esportiva (laboral) e oficina com mães da 1° Infância.
Além das ações de Saúde, também serão oferecidos serviços do SEBRAE, Banco do Povo, Cadastro Único, Bolsa Família, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Beneficio Progressão Continuada (BPC).
Segundo a Secretária adjunta da Secretaria de Saúde Ana Soares a ação visa trazer cuidados com a população. “Estarmos juntos com a comunidade, mostra a preocupação que temos com a população. Levando de forma rápida e ágil, serviços e informações para os munícipes”, explicou a secretária.
O evento é uma realização da Prefeitura por meio das secretarias de Saúde, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Social e Humano, e se estenderá até o dia 29/09, passando pelos principais pontos da Costa Norte e Sul do município.
Confira a programação completa:
01/09 – sábado
Local: Jaraguá (Campo do Estrela) – 10h
15/09 – sábado
Local: Canto do Mar-núcleo Chico Soldado – 10h
22/09 – sábado
Local: Praça da Alegria – Boiçucanga – 10h
29/09 – sábado – 10h
Local: Juqueí