Adquiridos há três anos e meio, por R$ 4,5 milhões, os aquabus(barcos que fazem transportes de passageiros), finalmente, devem entrar em operação em Ilhabela.
A informação foi dada nesta quarta(5), pelo secretário de Desenvolvimento e Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini.
Segundo ele, os três aquabus, que estão mantidos há alguns meses, em uma marina de Caraguá, serão utilizados para transportar passageiros durante a temporada em Ilhabela.
Fazzini informou que, as embarcações, cada uma delas com capacidade para transportar 58 pessoas, percorrerão oito piers da cidade.
As embarcações vão atracar para embarque e desembarque de passageiros nos piers da Ponta Azeda, Vila, Engenho D’Água, Perequê, Balsa, Portinho, Feiticeira, e Praia Grande.
Segundo Fazzini, o uso dos dois catamarãs, que serão colocados pelo estado, para o transporte de pedestres na travessia entre São Sebastião e Ilhabela e o uso dos aquabus, irão colaborar muito com a mobilidade urbana na ilha.
“Com o uso dessas embarcações, teremos menos carros circulando pela ilha”, comentou Fazzini. Ele adiantou ainda que também deverá ser implantada uma linha de ônibus passando pelos principais pontos turísticos da ilha.
A decisão tomada pelo prefeito Márcio Tenório, em colocar o aquabus em operação; e, o uso de catamarãs ou lanchas, pelo estado, devem melhorar e,muito, o trânsito na ilha, resultando em melhor qualidade de vida para moradores e veranistas.
A travessia de balsa, que pode ser interrompida a qualquer momento, devido ao mau tempo, como ocorreu na última terça(4), quando as balsas ficaram sete horas sem poder atravessar o canal devido aos ventos, deverá se substituída, por parte dos turistas,pelo uso dos catamarãs.
Essas embarcações, com ar condicionado e assentos individuais, além de oferecerem muito conforto, também garantem uma navegação mais segura, pois podem fazer a travessias mesmo com condições climáticas adversas. As balsas, não, a travessia é sempre interrompida quando os ventos ficam um pouco mais fortes, por determinação da Marinha.