Parque para pets, em Caraguá, se transformou no espaço ideal para passeios com animais de estimação. Local é o mais procurado por moradores e veranistas, donos de cães
Por Salim Burihan
O Parcão se transformou no “shopping dos cães” em Caraguá. Centenas de animais passeiam pelo local nos fins de semana.
São animais de várias raças, que aproveitam bons momentos, acompanhados de seus donos, no primeiro e único espaço pet de Caraguá.
O Parcão, uma praça para uso exclusivo de animais, fica na rua Irineu Mendes de Souza, no bairro Martim de Sá. O espaço pet foi inaugurado em abril deste ano e caiu nas graças de moradores e veranistas.
A proposta é tão boa, que o prefeito Aguilar Júnior, pretende construir mais dois espaços idênticos em outros bairros da cidade. O investimento foi de R$ 146 mil reais.
O espaço, uma praça, conta com vários atrativos para os animais, como gramado, tubulações, rampas e obstáculos para os animais poderem brincar. O local oferece ainda bebedouros e lixeiras exclusivas pra dejetos dos animais.
O Parcão tem iluminação noturna- são 33 postes com iluminação à led que permitem aos donos levarem seus animais para passear no local, após o trabalho.
O local, apesar de ser destinado aos pets, também oferece opções de lazer para adultos e crianças, pois conta com uma academia de ginástica ao lar livre e um playground. O Parcão tem também bancos e pista para caminhadas.
A praça para pets virou o “point” dos animais, principalmente, nas manhãs de sábado e domingo. É ideal seguir as recomendações, para evitar confusão ou atritos entre animais e, é claro, entre seus donos.
Uma placa, bem visível, por sinal, informa as regras: os cães ferozes devem portar coleira, guia e focinheira; os proprietários devem levar sacolinhas plástica para recolher os dejetos; o proprietário será responsabilizado pela conduta de seu animal e possíveis danos ao local ou aos outros animais e visitantes; o cão que apresentar comportamento agressivo deve ser retirado do local; e, os cães devem estar vacinados e livres de doença.
Nos sábados e domingos, a praça se transforma num verdadeiro shopping, é um verdadeiro desfile de animais de várias raças, cores e tamanhos. O local, que já foi palco de Dog Fashion Day e cãominhadas, conquistou definitivamente moradores e veranistas.
“Como é proibido levar os animais para a praia, o Parcão se tornou no local ideal para passear com o meu cachorro. O legal é que a gente, aqui, faz muitas amizades e até aprende muitas dicas sobre os pets”, disse Maristela Siqueira, dona do “Bartau”, um labrador.
Luiz Gustavo, que levou seu pastor alemão ao Parcão, achou o local muito legal. “Faz bem ao animal frequentar um lugar assim. Ele brinca, corre e interage, com segurança, com outros animais e até pessoas”, comentou.
A veterinária Luisa Hofacker explica que passear faz bem sim, na verdade é ótimo para os Pets, tanto por ser um momento que ele tem com o dono, quanto pra saúde dele, pois melhora a circulação, musculatura e para cães que são muito estressados/hiperativos e destroem as coisas em casa também faz bem pois ele acaba gastando sua energia no passeio e fica mais tranquilo.
A veterinária faz algumas recomendações, também, o animal precisa estar com o remédio pra verme, o de pulga e carrapato e as vacinas, sempre em dia, pois em um momento bom como este, ele pode acabar se contaminando e colocando sua saúde em risco. E sempre com peitoral e guia para evitar que ele fuja e possa vir a ser atropelado, se envolver em brigas ou se perder do dono.
O Parcão precisa de manutenção, infelizmente existem pessoas que destroem os bens públicos, o espaço cercado para os cães está destruído, gostaríamos q fosse consertado, as lixeiras tbm.