A DERSA passará a utilizar, em breve, catamarãs, na travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela. Conheça detalhes e informações, inclusive, em vídeo e fotos, das novas embarcações que vão fazer a travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela
Por Salim Burihan
O uso dos catamarãs garantirá mais conforto e segurança aos usuários da travessia, bem como, aumentará em cerca de 30% a capacidade das balsas utilizadas no transporte de veículos. O percurso deverá ser feito em cerca de 10 minutos.
O uso dos catamarãs foi definido, em recente reunião, ocorrida na capital paulista que contou com a participação do Secretário de Transportes e Logística do Estado, Mário Mondolfo; Eduardo Di Gregório, diretor de operações da Dersa; Fernando Costa, diretor financeiro da Dersa; Vitor Costa, Presidente da Companhia Docas em São Sebastião; Ricardo Fazzini, secretário de Desenvolvimento e Turismo de Ilhabela: e, Juan Pons Garcia, que está prestando assessoria ao prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.
Na próxima quarta(19), o prefeito Márcio Tenório e uma comitiva de vereadores da ilha irão até Santos conhecer as embarcações que serão utilizadas na travessia de pedestre. O Tamoios News mostra com detalhes, inclusive com vídeo e fotos, como são e como operam esses catamarãs.
Cerca de 4 mil pessoas fazem a travessia a pé entre as duas cidades, número que chega a dobrar na temporada de verão e feriados prolongados.
Os catamarãs LS 2 e LS 4, que serão utilizados na travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela, foram adquiridos pelo Estado em 2012 e estão sendo reformados.
A LS 02 custou, na época, R$ 6,7 milhões. A embarcação, apelidada de “Sereia”, tem capacidade para 370 passageiros, é fechada e equipada com ar condicionado, possui poltronas com encosto de cabeça e aparelhos de TV.
Construída em fibra de vidro, utilizada em aviões de grande porte, a LS 02 possui casco duplo, o que garante navegação com maior estabilidade. A LS 02, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), tem 29,50 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e 2,70 metros de altura.
A embarcação foi utilizada na travessia Santos/Vicente de Carvalho, pertencente ao Sistema de Travessias Litorâneas da DERSA. Em 2017, passou por serviços de reforma, modernização, translado e docagem da embarcação de passageiro e renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CSN).
A LS 4 foi construída em 2013, também tem capacidade para 370 passageiros e 50 bicicletas. A embarcação, que ainda não recebeu “apelido”, também operava desde 2013 na travessia entre santos e Vicente de Carvalho, no Guarujá. .
As duas embarcações são mais leve que as utilizadas até 2011 na travessia de passageiros pela DERSA. A LS 2 é equipada com motores de menor potência e consome menos combustível. A manutenção é feita em prazo menor que o das embarcações anteriores.
O embarque e o desembarque de passageiros é muito fácil e mais rápido. O legal é que ela possui acesso separado para pedestres e ciclistas. O bicicletário da LS 2 tem capacidade para 50 bicicletas.