Foi mito legal a “megaoperação” de limpeza de praias, costeiras, mangues e rios realizada no sábado(15) em todas as cidades da região.
Tudo indica, que o número de voluntários envolvidos na ação, foi recorde na região. A iniciativa contou com o apoio das prefeituras, ongs, escolas, iates clubes e empresas.
Foi bacana ver o Yate Club de Ilhabela fazer o recolhimento do lixo submerso. E, ver empresas, como a EDP Bandeirantes, incentivar e apoiar a limpeza das praias.
O total de lixo recolhidos ainda está sendo contabilizado pelas prefeituras. Até o final da tarde, desta segunda(17), os números devem ser divulgados.
Os lixos mais recolhidos foram bitucas de cigarro, canudos de plástico, garrafas pets e sacos plásticos, entre outros, abandonados diariamente nas praias ou trazidos pela maré.
Em Ilhabela, a limpeza foi feita em 30 pontos, entre eles, praias, trilhas, cachoeiras e piers. Os voluntários recolheram em uma das praias do sul da ilha, uma garrafa pet de água mineral Kaltun Madran, produzida na Turquia.
Segundo o ambientalista Júlio Cardoso, diretor de Meio Ambiente do YCI, possivelmente, trata se de lixo lançado ao mar por um dos navios que transporta carga viva entre São Sebastião e a Turquia.
Na ação feita sábado, tivemos informações, que muitos pinos de cocaína foram encontrados nas praias da região. São embalagens vazias, utilizadas para armazenar a droga, descartadas na areia das praias pelos usuários.
Este tipo de lixo, teria sido coletado em quantidade nas praias do Camaroeiro, centro e Capricórnio, em Caraguá; e, na praia de Juquehy, em São Sebastião.
Em Caraguá, Tatiana Scian, que atua no departamento de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, disse que mais de 250 voluntários participaram da limpeza de onze pontos, entre as praias do Porto Novo e Mococa.
Segundo ela, no Camaroeiro, foram encontrados muitos pinos de cocaína e canudos de plásticos. A Ong Acaju coordenou a limpeza na região do Porto Novo. A EDP na praia do Indaiá.
Submerso

lixo submerso recolhido nos piers do YCI e dos pescadores
O Yate Club de Ilhabela, um dos mais importantes da região, fez a coleta do lixo submerso em píers da ilha. Cerca de 30 voluntários participaram da ação, entre eles, o comodoro do clube, o empresário José Luiz Gandini, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores(Abeifa). Veja o vídeo produzido pelo YCI:
Como foi o dia mundial de limpeza no YCI !
Posted by Julio Cardoso on Saturday, September 15, 2018
Segundo Júlio Cardoso, foi feita a coleta de de lixo submerso no pier do YCI e no pier dos Pescadores. Um grupo de mergulhadores foi o responsável pelo recolhimento do lixo nos piers.
“O lixo submerso tinha, pneus, latas de cerveja, objetos de plastico, tampinhas e material de pesca, como redes. Nas costeiras e na praia, foram recolhidos muitas bitucas de cigarro, garrafas pet, canudinhos e tampinhas”, informou Cardoso.
Foram recolhidos cerca de 80 quilos de lixo submerso nos piers e, na praia de Santa Tereza e arredores, outros 71 quilos.