Ilhabela terá programa social do Cozinheiros Sem Fronteiras, entidade registrada internacionalmente em mais de vinte países que atende as exigências técnicas da OMS ( Organização Mundial de Saúde) desenvolve programas internacionais de combate a fome e desnutrição humanas, além da promoção de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de gastronomia e hospitalidade brasileira.
Os representantes no Brasil- Os Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil desenvolverá pelo segundo ano consecutivo um programa de formação social no Litoral Norte, mais uma vez, em Ilhabela. Segundo Regiane Moraes, diretora regional dos CSF do Litoral Norte, os objetivos do programa é motivar, informar e qualificar a comunidade caiçara sobre as oportunidades gastronômicas de Ilhabela e região, gerando maiores possibilidades de inserção social, capacitação profissional e empregabilidade funcional.
Neste sentido, Os Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil, oferecerão pelo 2° ano consecutivo no Litoral Norte, uma série de atividades gratuitas de gastronomia voltada para os seguintes públicos: a Classe empresarial do setor , com palestras gratuitas sobre temas de negócios no setor ; para jovens aprendizes, com oficinas gratuitas para aprendizado de culinária e serviços; e, para o público em geral, com aulas gratuitas de culinária e aprendizado de técnicas.
O programa, segundo Regiane, vai realizar de forma intensiva durante 3 dias as oficinas com temas contemporâneos da cozinha, manipulação de alimentos e serviços, visando proporcionar ao participante a aquisição de conhecimento nas técnicas de alimentos e serviços.
As atividades e palestras serão oferecidas por chefes e palestrantes voluntários do grupo de Cozinheiros sem Fronteiras com a chancela nacional e internacional. Todos os alunos serão certificados pelo CSF com diplomas de reconhecimento internacional.
Projeto “Aprendendo com os Cozinheiros sem Fronteiras 2018”
Dia 23- Paço Municipal de Ilhabela, às 19 horas
Abertura oficial com 3 palestrantes de nível internacional para a classe empresarial
A Educação na Gastronomia – Ph.D. Celso dos Santos Silva
O Turismo envolvido na Gastronomia – GBM Roberto David Lopes
Rumos e Desafios da Gastronomia no Século XXI – MBM José Máximo Paulo
DIA 24- Público alvo: Jovens alunos das escola pública– Restaurante Cumbuca
08:00 às 09:30 – Mercado de Trabalho e Carreiras Gastronômicas, com Prof. Celso dos Santos Silva e Profª. Carmen Guarize
10:00 às 11:30 – Higiene de Alimentos e Saúde Manipuladores, com a Chef Waleska Reis
12:30 às 14:00 – Temperos Especiarias Caldos e Mise –en- Place, com Chef Cristiane Stabile
14:30 às 16:00 – Entradas, com o Chef Fábio Piscioto
16:30 às 18:00 – Pratos Principais, com o Chef Tonhão e Chef Marcel Schumann
Público alvo: Interessados em geral na área de gastronomia–Restaurante Cumbuca
19:00 às 21:00 – Cozinha Paulista de Raízes, com o Chef Gesso Pinto da Silva – São Paulo
DIA 25 – Público alvo: Jovens alunos das escolas públicas- Restaurante Cumbuca
08:00 às 09:30 – Sobremesas Chef Mara Rodrigues 10:00 às 13h00 – “Hands-on” Prático Todos os Chefes
Público alvo: Interessados em geral na área de gastronomia-Restaurante Cumbuca
19:00 às 21:00 – Workshop de StyleFood ( Art-Food) Empratamento contemporâneos , e Técnicas modernas Fine Dining, com Chef Gerald Umpierrez ,- Uruguai Cozinheiros Sem Fronteiras Mundial e Chef Master Diego Silva Lehmann