São Sebastião serviços públicos

Uso de catamarãs será gratuito apenas no início. Tarifa que será cobrada ainda não foi definida.

Tamoios News

A DERSA informou que a travessia de pedestres pelos catamarãs- que devem entrar em operação na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, antes da temporada de verão, será gratuita apenas durante o seu período de implantação, chamado pela empresa de “operação assistida”.

Segundo a empresa, somente após esse período- cujo prazo não foi estipulado, será definido o valor da tarifa, que será cobrada na travessia dos pedestres entre as duas cidades.

A DERSA informou que não sabe ainda quanto tempo durará a operação assistida e que também não é possível, saber neste momento, o valor da tarifa que será cobrada na travessia de pedestres.

Nos catamarãs e lanchas que operam na travessia Santos/Vicente de Carvalho (que é um subdistrito do Guarujá). A tarifa atual é de R$ 1,55. O valor é cobrado em ambos os sentidos.

A travessia feita por pedestres nas balsas não é cobrada pela DERSA. O número de pedestre transportado varia de acordo com a capacidade das embarcações, segundo a empresa.

Cerca de 4 mil pessoas fazem a travessia a pé entre as duas cidades, número que chega a dobrar na temporada de verão e feriados prolongados.

Os catamarãs LS 2 e LS 4, que serão utilizados na travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela, foram adquiridos pelo Estado em 2012 e estão sendo reformados.

A LS 02 custou, na época, R$ 6,7 milhões. A embarcação, apelidada de “Sereia”, tem capacidade para 370 passageiros, é fechada e equipada com ar condicionado, possui poltronas com encosto de cabeça e aparelhos de TV.

Construída em fibra de vidro, utilizada em aviões de grande porte, a LS 02 possui casco duplo, o que garante navegação com maior estabilidade. A LS 02, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), tem 29,50 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e 2,70 metros de altura.

A embarcação foi utilizada na travessia Santos/Vicente de Carvalho, pertencente ao Sistema de Travessias Litorâneas da DERSA. Em 2017, passou por serviços de reforma,  modernização, translado e docagem da embarcação de passageiro e renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CSN).

A LS 4 foi construída em 2013, também tem capacidade para 370 passageiros e 50 bicicletas. A embarcação, que ainda não recebeu “apelido”, também operava desde 2013 na travessia entre santos e Vicente de Carvalho, no Guarujá. .

As duas embarcações são mais leve que as utilizadas até 2011 na travessia de passageiros pela DERSA. A LS 2 é equipada com motores de menor potência e consome menos combustível. A manutenção é feita em prazo menor que o das embarcações anteriores.

O embarque e o desembarque de passageiros é muito fácil e mais rápido. O legal é que ela possui acesso separado para pedestres e ciclistas. O bicicletário da LS 2 tem capacidade para 50 bicicletas.

Investimentos

A DERSA faz investimentos na travessia Santos/Vicente de Carvalho. Na sexta(21), foram entregues aos usuários da Travessia Santos/Vicente de Carvalho uma nova embarcação no sistema. A LS-05 passa a integrar a frota deste serviço, em substituição à lancha LS-01, que sofreu um incêndio em 2016. Cumprindo o determinado em contrato, a reposição da embarcação foi feita pela empresa prestadora de serviços que a operava na data do acidente, sem qualquer ônus à DERSA ou ao Governo do Estado.

A nova lancha, construída no município de Navegantes, em Santa Catarina, é feita totalmente em aço, com capacidade para 450 passageiros, 80 a mais do que a lancha anterior. É equipada com dois motores novos de 350 HP, mais econômicos e menos poluentes, 14 aparelhos de ar condicionado e um novo sistema automático de detecção e contenção de incêndios.

A LS-05 amplia a capacidade operacional da Travessia Santos/Vicente de Carvalho, que a partir de agora passa a contar com cinco lanchas: Itapema I, Canéu, Paicará, LS-03 e LS-05, que juntas somam capacidade operacional de mais de 4 mil passageiros por hora em cada sentido. Em média, 14 mil pessoas utilizam o serviço diariamente.

Travessia Santos/Guarujá

Os usuários da maior travessia de veículos do Brasil em volume transportado, a Santos/Guarujá, também já contam com reforços de duas embarcações na operação. Uma delas é a FB-19, com capacidade para 50 veículos, e que passou por minuciosos reparos, depois de ser severamente avariada por um navio cargueiro em maio deste. O outro retorno é da balsa FB-05, com capacidade para 28 veículos, e que estava em processo de reforma e modernização, com investimento de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado.


Os reparos executados na FB-19 foram custeados pelo armador do navio responsável pelo acidente, assim como na FB-28, a outra embarcação atingida na ocasião e que deverá retornar na primeira quinzena de outubro, quando a Travessia Santos/Guarujá voltará a ter nove balsas.

 

 

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