Esportes Ilhabela

Ilhabela terá primeiro evento esportivo sem utilizar copos descartáveis

Tamoios News

Ilhabela terá seu primeiro evento sem uso de descartáveis. Uma iniciativa que deve ser seguida pelos demais organizadores de eventos na ilha. O Kopa, que acontece, hoje e amanhã, proibiu o uso de copos de plástico descartáveis

Por Graciana Feitosa

Com o intuito de reduzir a geração de lixo durante o Kopa (The King of Paddle) – evento esportivo que acontece neste fim de semana (dias 29 e 30), em Ilhabela, os organizadores da competição fizeram uma parceria com a empresa Meu Copo Eco, para que todos os materiais descartáveis de bebida sejam substituídos por um copo de plástico retornável.

O Kopa terá disputas de stand up, canoas polinésias, canoas caiçaras, paddeboard e surfski na praia do Perequê, a partir das 8 horas, no sábado e domingo.

De acordo com Denise Rangel, uma das organizadoras do evento, é a primeira vez que isso acontece numa atividade esportiva na Ilha. “Fizemos a parceria, também, com a Marina Porto, onde será realizada a confraternização entre os atletas. E a tendência, para os próximos torneios, é que essa preocupação com a sustentabilidade se repita”, comenta. A Meu Copo Eco oferece soluções ecológicas para substituir os copos descartáveis nos mais diversos ambientes.

Rangel acrescenta que, levando em consideração que cada atleta consome, em média, quatro copos de água ou isotônico para se hidratar, serão evitadas, no mínimo, somente na arena esportiva, cerca de 2 mil copos descartáveis.

Na festa de confraternização, que deverá ter um fluxo de mais de 500 pessoas, cada convidado pagará R$ 7 pelo copo retornável na modalidade caução e, ao final da festa, tem a opção de pegar o dinheiro de volta ou levar o copo para casa. Todos os resíduos gerados durante o evento terão a destinação correta.

A iniciativa vai ao encontro de um movimento que a administração pública está querendo implementar na cidade. Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei 57/2018, de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), que proíbe a utilização dos canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais da cidade. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o objetivo é expandir, também, essa proibição ao copo descartável.

O movimento pelo fim da utilização de itens descartáveis tem adeptos por todo o mundo. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que cerca de 8 milhões de toneladas do material sejam despejados no mar todos os anos — o equivalente a um caminhão de lixo por minuto. Na natureza, seu tempo de decomposição pode demorar até 400 anos para apenas poucos minutos de uso.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.