Conquista garante financiamento de R$ 200 milhões para construção de Home Port na cidade
Nesta quarta-feira (31) a cidade de São Sebastião conquistou o selo oficial “+Turismo” concedido pelo Ministério do Turismo ao projeto de construção do Home Port e Marina Pública na cidade. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo Vinicius Lummertz durante uma reunião com o prefeito Felipe Augusto, em Brasília.
O Município é o primeiro do Litoral Norte a conquistar este selo que sob a chancela do Programa Prodetur+Turismo garante que o pedido de financiamento para a infraestrutura náutica no litoral paulista tenha prioridade de tramitação junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
Com um orçamento previsto de R$ 200 milhões, o projeto deve criar um píer estruturado para embarque e desembarque de aproximadamente 700 mil passageiros de cruzeiros ao ano. “Esta obra criará um novo atrativo no Sudeste, em uma das orlas mais bonitas do Brasil. Além de desafogar o porto de Santos, forte terminal de chegada de cargas, o home port gera investimentos que vão reorganizar a economia local pela atividade turística”, avaliou o ministro Lummertz.
Para o prefeito Felipe Augusto este é mais um importante passo para uma das maiores conquistas de São Sebastião. “Ter os nossos projetos de Home Port e Marina Pública com a chancela do Ministério do Turismo nos deixa muito felizes e orgulhosos por entender que este será um divisor de águas em nossa cidade para garantir empregos diretos e indiretos e, além de tudo, fomentar ainda mais o turismo no Litoral Norte de São Paulo”, finalizou o prefeito Felipe Augusto.
Prodetur +Turismo
O Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur) é um programa do Ministério do Turismo, que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios.
Ao nome Prodetur é incorporada a marca +Turismo, originando a marca “Prodetur +Turismo” que identifica e qualifica ações priorizadas, como indutoras do desenvolvimento do turismo nacional, estruturando destinos e fortalecendo produtos e equipamentos turísticos, sendo gerador de mais empregos, mais renda e mais inclusão social, de forma sustentável.
O Selo Oficial +Turismo identifica que os planos ou projetos priorizados e, previamente analisados pelo MTur, estão alinhados com as diretrizes do Programa.