Ubatuba tem três médicos cubanos de um total de 8 do Programa Mais Médicos. Os médicos cubanos atuavam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família dos bairros Estufa I, Estufa II e Horto. Em média, cada médico da rede atende 32 pacientes por dia (16 de manhã, 16 à tarde). Essa informação é válida para toda a rede municipal de saúde, não apenas para o Programa Mais Médicos.
Os médicos cubanos que atuavam em Ubatuba já não estão mais atendendo. A coordenação da Atenção Básica da secretaria de Saúde de Ubatuba está reorganizando a escala de atendimento entre os demais médicos da rede para que nenhuma equipe fique sem o profissional.
Ao mesmo tempo, a prefeitura aguarda a inscrição de outros profissionais pelo novo edital do programa, lançado nesta quarta-feira, 21, com inscrições até o dia 25 de novembro (ver em http://maismedicos.gov.br)
O Ministério do Trabalho abriu edital nesta quarta(21) para preencher as vagas nas cidades do Vale e Litoral. São 93 vagas para as duas regiões.
No Litoral Norte, segundo o ministério, são cinco vagas para Caraguá, cinco para Ubatuba e quatro para São Sebastião.
No total, o estado de São Paulo tem 1.406 vagas que eram ocupadas por médicos vindos de Cuba.
As inscrições para substituir os médicos cubanos tiveram início e devem ser realizadas pelo site maismedicos.gov.br até às 23h59 do dia 25 de novembro.
O médico poderá escolherá o município disponível para a atuação no ato da inscrição. A inscrição pode ser feita por médicos formados no Brasil ou formados no exterior com diplomas revalidado no país com registro no CRM(Conselho Regional de Medicina. O salário é de R$ 11.865,60.