O secretário de Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, em entrevista concedida ao Link Vanguarda, abordou vários assuntos relacionados ao Litoral Norte, entre eles, a paralisação das obras dos contornos e a privatização da Rio-Santos.
Logo mais, às 15h30, o secretário João Octaviano estará em São Sebastião para fazer a entrega do primeiro catamarã, que será utilizado na travessia exclusiva de pedestres. Octaviano defende alterações nas operações de embarque e desembarque, o que, segundo ele, poderia agilizar o serviço.
Sobre a travessia, Octaviano informou que com o uso dos catamarãs e a entrada em operação da oitava balsa, nos próximos 15 dias, o serviço será melhorado, enquanto, não se viabiliza a privatização do serviço como é o desejo do governador João Dória.
Contornos
Octaviano adiantou que ainda não há previsão para a retomada das obras dos contornos da Rodovia dos Tamoios, paralisadas há mais de quatro meses.
Segundo Octaviano, existem questões técnicas, administrativas e contratuais que precisam ser resolvidas para que as obras sejam retomadas. As obras estavam sendo executadas pelas empresas Serveng Sivilsan e Queiroz Galvão.
“Encontramos uma problema muito sério na continuidade dessas obras e estamos trabalhando junto a Procuradoria Geral do Estado para que a gente possa tomar as medidas legais e retomar as obras, mas ainda não existe um prazo para isso”, informou ele.
Tamoios
Com relação ao aumento no limite de velocidade da Rodovia dos Tamoios, o secretário adiantou que isso só será avaliado após a conclusão das obras. A rodovia tem limite de velocidade que varia de 80 a 60 Kms, dependendo dos trechos.
“É uma rodovia segura, com números baixos de acidentes. A rodovia ainda está em obras, principalmente, no trecho de serra e, não é recomendável, que se altere a velocidade da estrada neste momento. Quando as obras forem concluídas, poderemos reavaliar o limite de velocidade”, justificou.
Rio-Santos
Segundo Octaviano, o governador João Dória deu inicio a privatização da rodovia, que interliga todo o Litoral Norte. A ideia é que a privatização integre a nova concessão da Nova Dutra.
Com isso, segundo ele, não haveria cobrança de pedágios em trechos urbanos da rodovia. Segundo ele, a outra concessão, da Nova Dutra, evitaria essa cobrança.
Octaviano informou ainda que a rodovia deverá ser administrada pelo DER que teria uma base própria na região. Hoje, parte da Rio-Santos é atendida pelo DER-Taubaté; outro trecho, de São Sebastião, é atendida pelo DER-Cubatão.
Sobre as péssimas condições do piso da rodovia, o secretário adiantou que o Estado está preparando uma grande operação na Rio-Santos, já para o carnaval.
reportagem de janeiro de 2019.
Hoje é 28 de outubro de 2020.
Vejam o último paragrafo dito pelo secretario sobre as péssimas condições da rodovia Rio Santos.
Desculpem-me pela expressão, porém, não aconteceu merda nenhuma nesse período.
Se naquela ocasião, a estrada que estava péssima hoje avançou, ou seja: piorou
Enquanto isso, o lindo governador e seus secretários se reúnem diariamente no palácio para a coletiva matinal ha 7 meses
Em 2021/2022 as obras serão retomadas – em outubro de 2022 vai ter eleições, né?!