A Prefeitura de Ilhabela criou uma força tarefa para fiscalizar os estabelecimentos situados em faixa de areia. A operação Caça-Esgoto é formada por agentes da Vigilância Sanitária, Policia Militar e representantes da sociedade civil.
Foi instalado um canal de denúncias por meio do telefone 156 para que moradores denunciem comércios e residências que lancem indevidamente seus esgotos na praia. A denuncia feita anonimamente será investigada pela prefeitura.
Dois funcionários da Defesa Civil ficarão responsáveis pelo atendimento das denuncias.
Segundo a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Louro, em um primeiro momento, a fiscalização será realizada em todos os empreendimentos localizados em faixa de areia.
“É extremamente importante que o comércio esteja em conformidade com as nossas ações. A ajuda da sociedade é essencial para que possamos ter sucesso no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos”, ressaltou Juliana.
A próxima reunião da comissão já está agendada para o dia 22 de fevereiro, quando a força tarefa de “Caça ao Esgoto” fará avaliação da primeira semana de trabalho, assim como o planejamento estratégico das novas ações.
A prefeitura não informou quais serão as penalidades aplicadas aos estabelecimentos que lançam seus esgotos indevidamente ou que ainda não interligaram seus sistemas sanitários ao da Sabesp.
A operação Caça-Esgoto tem como objetivo reduzir a poluição das praias da ilha.