O Conselho Municipal do Turismo (Comtur), se reuniu para deliberar sobre importantes assuntos do setor turístico de Ilhabela, na última terça-feira (12), no auditório do Paço Municipal.
Uma das questões abordada foi o regramento de hospedagem caseira, bem como Air bnb, Alugue temporada e semelhantes. A intenção do Conselho é utilizar da lei, não para proibir, mas sim para regulamentar e evitar problemas de segurança, saneamento, além de proporcionar uma concorrência mais justa entre hotéis e pousadas, que pagam impostos.
O trade hoteleiro da cidade foi ouvido e irá se reunir com a nova Associação dos Locadores de Imóveis de Temporada de Ilhabela (Aliti) para discutir a questão. Eles querem buscar alternativas para a regulamentação desse segmento. Vão se reunir no próximo dia 29.
Procuramos a Câmara E-Net que reúne os sites Expedia, AlugueTemporada, Homeaway, Decolar e Airbnb para comentar o interesse do conselho de turismo de Ilhabela em regulamentar os sites que exploram a hospedagem caseira.
Uma referência discutível
Segundo a Câmara E-Net, o Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela afirmou quer seguir o texto de uma lei aprovada em Caldas Novas (Goiás) para regulamentar e taxar o aluguel por temporada (que já é regulamentado pela Lei do Inquilinato).
Ocorre que a lei de Caldas Novas, além de inconstitucional, nem sequer foi colocada em prática. O texto enquadra o aluguel por temporada como um serviço – o que não é (é locação, regida pela lei do Inquilinato) – e impõe aos anfitriões exigências iguais a de empresas mesmo sendo pessoas físicas alugando suas casas sem prestação de serviços.
Segundo a Câmara E-Net, parece que nem o caso de Ubatuba – que tentou o mesmo caminho e teve que revogar a lei a pedido do Ministério Público, que abriu inquérito e a considerou inconstitucional – serviu para mostrar os erros do texto de Caldas Novas
E INCONSTITUCIONAL !!!
Deviam se preocupar primeiro com a conservação e preservação de Ilhabela.
Fui semana passada, não sei se é por conta das chuvas, mais achei que a às praias da ilha bela são sujas, as águas cheias de folhigem e não tem pra onde ir, vários barcos ao lado de banhistas.
Beira o ridículo, uma forma de cobrar impostos além dos que há são pagis
Beira o ridículo, uma forma de cobrar impostos além dos que Já se paga
Knettergek!