O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, esteve duas vezes em nossa região, no dia 16, em São Sebastião, na assinatura do contrato entre a Prefeitura local e a Sabesp e, na última sexta(22), em Ilhabela, prestigiando o lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
Por Salim Burihan
Fizemos uma entrevista com Penido, no dia 16, em São Sebastião, abordando assuntos relacionados a Sabesp. Questionamos Penido sobre a falta de investimentos por parte da empresa na região nos últimos anos- boa parte da sociedade civil organizada culpa a Sabesp pela crescente poluição das praias, indagamos porque da demora das obras, a questão do lixo nas praias e a importância das ações de conscientização.
A Sabesp já renovou seu contrato com as prefeituras de São Sebastião e Caraguá, municípios que devem receber cerca de R$ 1 bilhão em obras de saneamento básico nos próximos anos. Em Ilhabela, a negociação está bem adiantada. Em Ubatuba, a prefeitura ainda discute a renovação do contrato com a empresa.
O secretário defendeu a Sabesp, justificando que a empresa depende da renovação do contrato com as prefeituras para agilizar as obras de saneamento básico. Penido, comentou ainda, que assim que os contratos forem firmados os investimentos serão feitos. Ele considera importante as ações de conscientização ambiental. Ele negou que os contratos estejam sendo firmados sem o conhecimento e aprovação da sociedade civil organizada. Confira a íntegra da entrevista em áudio: