Uma raia Manta (Mobula birostris), uma das maiores espécies de raia do mundo, foi avistada na tarde deste sábado)20), pelos ambientalistas do Projeto Baleia à Vista, na Enseada das Anchovas, perto da Ponta do Boi, em Ilhabela. As fotos são de Arlaine Francisco e Júlio Cardoso.

raia Manta, vista na Ponta do Boi, na ilha, foto submersa feita por Arlaine Francisco
Assista ao vídeo:
Manta
O registro feito pelos ambientalistas do Projeto Baleia à Vista é dos mais importantes. A raia manta( Manta birostris ou Mobula birostris), também, conhecida como “jamanta” é a maior espécie de raia do mundo. Pode alcançar 8 metros de comprimento e pesar até duas toneladas.
Hoje, a única raia do gênero encontrada no litoral brasileiro é a raia-manta-gigante(Manta birostris), também conhecida como jamanta. A espécie habita os oceanos do mundo inteiro. Por aqui é observada no litoral do Paraná e de São Paulo. Possui dorso negro com duas manchas brancas geométricas que formam uma máscara em forma de T. O ventre normalmente é branco com pintas concentradas próximas aos órgãos reprodutivos e as bordas das nadadeiras peitorais (“asas”) são cinza. Pode atingir até 8 metros de envergadura e chega a pesar 2 toneladas. Segundo a pesquisadora e mergulhadora Ana Paula Balboni Coelho, coordenadora-geral do Projeto Mantas do Brasil, na base da cauda da manta-gigante existe uma massa calcificada coberta de pele (vestígio do extinto ferrão, que desapareceu no processo evolutivo).
A segunda espécie descrita do gênero, a raia-manta-recifal (Manta alfredi), ocorre nos oceanos Pacífico e Índico, sem nenhum registro para o Atlântico. Elas são menores, dificilmente ultrapassam os 5 metros de envergadura, possuem dorso negro com duas manchas brancas que formam uma máscara em forma de Y. Normalmente o ventre é branco com pintas espalhadas. “Lembra a coloração de um dálmata”, diz Coelho. A massa calcificada na base da cauda desapareceu completamente no processo evolutivo.
Resgate
No final de março, no dia 30, uma outra raia manta foi resgatada pro pescadores na ilha. Uma raia manta, adulta, de cerca de 4,5 metros de comprimento, foi salva por pescadores da comunidade do Bonete. Reveja o vídeo do salvamento: