Litoral Norte

Sábado é o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza

Tamoios News

Neste sábado (04), a partir das 8h, ocorre o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) nas Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba. Os postos funcionarão das 8h às 17h e o munícipe deve apresentar a carteira de vacinação.

São considerados grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, professores das escolas públicas e privadas, índios a partir dos seis meses, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

A meta da campanha é vacinar 90% do público alvo e, segundo a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, o objetivo da ação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos A e B e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

A Campanha de Vacinação contra Influenza segue até o dia 31 de maio e a população poderá procurar a UBS mais próxima para se vacinar das 8h às 17h, exceto na Tabatinga. A carteira de vacinação deverá ser apresentada.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informa que neste sábado (4), acontece o Dia D, como parte da mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 17h.

 No Dia D, a mobilização atenderá todos os públicos alvos, crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), idosos (mais de 60 anos), trabalhadores de saúde (dos setores públicos e privados), professores (da rede pública e privada), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A campanha segue até o dia 31 de maio e tem como meta vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Fortes, há 21 anos a vacina contra a gripe é disponibilizada na rede pública para os grupos prioritários. “A vacinação para esses grupos é de extrema importância para a redução das complicações, das internações e mortes causadas pela doença”.

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar neste sábado (04/05), o dia “D” da Campanha de vacinação contra a gripe Influenza, tendo como alvo todos os grupos prioritários.

A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no horário das 8h às 17h. Para a vacinação, que segue até 31 de maio, é necessário levar a Caderneta de Vacinação.

Assim como em 2018, a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a imunização, que são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; professores; idosos; indígenas e portadores de doenças crônicas com prescrição médica.

O chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Maurílio Bianchi, alerta a população para a importância da vacinação, principalmente nas crianças.

“Pais, levem seus filhos para tomar a vacina. Já ocorreu um óbito em Taubaté, e não queremos que venha ocorrer aqui. A hora de vacinar é agora, antes que as temperaturas abaixem e o vírus passe a circular com maior intensidade”, avisou.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.