Técnicos do IG(Instituto Geológico) permanecem no Litoral Norte avaliando a situação das encostas e áreas de risco. A chuva cessou, mas as encostas estão muito instáveis e podem ocorrer novos deslizamentos.
O tempo melhorou nesta segunda(20), mas a situação continua preocupante em São Sebastião, Ilhabela e Caraguá. Técnicos do IG(Instituto Geológico) continuam fazendo avaliação nas encostas da região.
Em São Sebastião, existem 120 pessoas desabrigadas e 350 desalojadas, segundo o prefeito Filipe Augusto, as encostas permanecem instáveis e com risco de novos deslizamentos.
Segundo o prefeito, choveu 264 milímetros nos últimos dias, um volume de chuvas de todo um mês em apenas três dias.
A prefeitura, através da defesa civil, desocupou e interditou 34 casas no bairro de Barequeçaba. Segundo o prefeito, as casas apresentam fissuras de até 30 centímetros nas paredes, devido a movimentação do morro.
“A defesa civil fará nova avaliação no local, mas a situação é crítica, informou o prefeito. As casas interditadas ficam nas ruas Genciano Felipe Bueno e Casemiro de Abreu. Os moradores foram liberados pela prefeitura.
A Rio-Santos, em São Sebastião, tem problemas no Km 118, nas proximidades da Praia das Cigarras, onde houve um grande deslizamento no fim de semana. A prefeitura, com ajuda da Sesep(Secretaria de Serviços Municipais) , DER e Exército), fez a contenção da encosta e liberou a passagem de carros no sentido Norte/Centro, entre 8 e 9 horas da manhã desta segunda. Técnicos do IG farão nova vistoria no local, antes da prefeitura liberar em definitivo o tráfego no local.
A Prefeitura de São Sebastião informa que a SP-55 continua interditada na altura do KM 118, entre as praias da Enseada e Cigarras. Os técnicos do DER, Instituto Geológico e Defesa Civil estão fazendo avaliações periódicas para liberações momentâneas da pista.
A última liberação ao tráfego ocorreu entre 9hs e 10 hs, no sentido São Sebastião – Caraguatatuba. A próxima liberação, ainda sem horário definido será no sentido contrário. As equipes que atual no local informam que a situação ainda oferece riscos, em função dos deslizamentos de terra e pedra na encosta.
Continuam também os trabalhos de limpeza da pista com a remoção de terra, entulhos, pedações de árvores e pedras realizados por servidores da prefeitura e do governo estadual.
No Km 142, em Toque Toque Grande, onde ocorreu uma erosão na pista, o reparos emergenciais no local e o tráfego permanece em meia pista.
A prefeitura faz a manutenção dos bairros mais atingidos pelas chuvas. A defesa civil permanece vistoriando as áreas de risco.
Caraguá
Segundo o prefeito Aguilar Júnior, a situação permanece crítica nos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto e Pontal Santamarina, devido aos alagamentos.
Como a maré permanece alta, a água da chuva não consegue baixar, também, devido a cheia do rio Juqueriquerê. Técnicos do IG fazem vistorias em áreas de risco do município na manhã desta segunda. A cidade tem ainda 24 pessoas desabrigadas, alojadas pela prefeitura.
No Km 95 da rodovia Rio-Santos, nas proximidades do Olaria, está ocorrendo uma operação pare & siga devido a demolição de uma casa na encosta. A casa ameaçava cair devido a instabilidade da encosta.
Ilhabela
A situação mais crítica é no bairro do Piúva onde um morro deslizou no fim de semana interrompendo a SP-131, que liga o Norte ao Sul da Ilha.
A prefeitura colocou embarcações para fazer o transporte dos moradores. Técnicos do IG farão nova vistoria no local.