O Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a comissão organizadora da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela intensificaram as práticas para preservação ambiental durante as regatas da edição 2019 do evento, que ocorre de 13 a 20 de julho, em Ilhabela (SP).
No Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado ontem, quarta(5), a Semana Internacional de Vela de Ilhabela reafirmou seu objetivo de realizar uma competição com impacto zero. Entre as medidas tomadas, está a decisão de não imprimir mais avisos de regata e os resultados. Todos os comunicados serão digitais!
Outra mudança definida na política do impacto zero é a não utilização dos canudos de plástico e produtos descartáveis, como os copos. Também estão previstas expedições de observação de baleias e golfinhos, para reforçar a conscientização das pessoas sobre a preservação da vida marinha.
”A vela também contribui para a limpeza dos oceanos por não usar combustível em suas provas. A preservação vai além de uma data comemorativa e está na nossa programação diária!”, disse Júlio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Projeto Marina Viva
O YCI desde 2014 tem o Projeto Marina Viva inicialmente parceria com o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP e agora mais ativamente com a Universidade Federal do ABC para pesquisas cientificas e monitoramento da fauna na área da marina do clube.
”Esse projeto já identificou as espécies existentes de fauna incrustada, inclusive identificando espécies muito pouco conhecidas que agora estão sendo estudadas. Também a fauna ictiologica (estudo dos peixes) na nossa marina está sendo avaliada, além da abundância e biodiversidade de peixes que vivem por lá”, disse o ambientalista Júlio Cardoso.
”Um subproduto deste projeto é que uma das substancias produzidas por uma espécie de incrustado na marina foi isolada e está sendo testada com boas possibilidades de ser usada para um novo tratamento da Leishmaniose”.
Baleias chegando na raia
A temporada de baleias jubartes passando pela raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela já começou. Foram registradas nos últimos dias seis animais da espécie navegando pelo litoral norte de São Paulo na região de Ilhabela.
As baleias, que fazem migração das águas frias da Antártida para Abrolhos (BA) visando reprodução, foram registradas durante as probas nos últimos anos. Em 2018, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela registrou mais baleias passando pela área de regatas. E, de acordo com levantamento do projeto Projeto Baleia à Vista, o número de animais em processo migratório pelo litoral norte foi recorde, com 42 jubartes.
”Esperamos que continuem passando na época da Semana de Vela”, finalizou Júlio Cardoso.
O evento terá como parceiro os diretores do Instituto Baleia Jubarte que vão apresentar palestras e workshops aos navegadores de esporte e recreio e especialmente com os operadores de turismo náutico com o objetivo de explicar, treinar e certificar os interessados em avistagem de cetaceos como atividade turística ou mesmo lazer.
Registros de jubartes em 2019 do Projeto Baleia a Vista:
21/04 – Jubarte na Ponta da Pirassununga/Castelhanos avistada e filmada por Mauro Lacerda Salgado um colaborador
27/05 – Jubarte há 2 milhas pra fora da Ponta do Boi fotografada por Eleandro Buziano
31/05 – Duas jubartes avistadas por Julio Cardoso no Sul da Ilha, uma dentro do canal e outra um pouco fora perto dos Borrifos. Além de outra na entrada do canal
1º/06 – Duas jubartes dentro do canal na Ilha das Cabras e na Ponta do Boi já no sentido nordeste indo embora pra Bahia!