A Prefeitura de Caraguatatuba informou que a criança E.V.M.S., de 10 meses e 15 dias, cuja família é moradora do bairro Barranco Alto, região Sul da cidade, faleceu na noite de ontem, 22 de junho em São José dos Campos.
A criança foi internada na Casa de Saúde Stella Maris na madrugada do dia 15 de junho e transferida, dia 16, domingo para o Hospital Regional de São José dos Campos com suspeita de meningite bacteriana.
Na Santa Casa de Caraguatatuba o exame feito na menina constatou a bactéria gram-positiva. As bactérias Gram-positivas estão entre os microrganismos mais frequentemente encontrados em humanos, 10% da população adulta são portadores dessa bactéria, sem imaginar possuir. A bactéria Gram-positiva possui mais de 90 sorotipos capsulares, entretanto, alguns sorotipos raramente causam doença e apenas 16 deles são responsáveis por aproximadamente 90% de doença invasiva. Vale lembrar que a criança foi vacinada.
Segundo a prefeitura, foi feita a limpeza na creche, preventivamente, para que não tenha perigo de qualquer pessoa ter contato com vestígios de mucosa da criança se está tiver sido deixada no local. A Vigilância Epidemiológica do município já está acionada e fazendo todos os procedimentos adequados. As carteirinhas de vacinação dos alunos foram vistoriadas e os pais foram orientados.
O CEI João Lino Da Cruz foi minuciosamente limpo e desinfetado o que nos deixa tranquilos em afirmar que não existe perigo para nenhuma outra pessoa adquirir uma doença por frequentar a Unidade Escolar. Além disso a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social deu total assistência para a família nesse momento de dor e perda.
A prefeitura está convidando pais e mães de crianças para que compareçam nesta segunda(24), às 8h, no CEI João Lino da Cruz onde agentes da vigilância epidemiológica, secretaria de saúde, secretaria de Educação, médicos e enfermeiras estarão tirando todas as dúvidas sobre o caso.