Prefeitura faz boletim de ocorrência para apurar possível sabotagem em apagão ocorrido na cidade. População enfrenta problemas na manutenção da iluminação desde maio após prefeitura romper contrato com a empresa GCL que fazia as manutenções
O apagão nas ruas da cidade com um número excessivo de lâmpadas desligadas nos postes de Ubatuba tem sido combatido noturnamente pela secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ubatuba, por meio da empresa Uba Postes, contratada emergencialmente por 30 dias.
Durante os serviços de regularização e manutenção de iluminação pública pela empresa contratada foi constatado que, a cada quatro postes com a iluminação apagada, três apresentavam lâmpadas intactas, porém os fios de alimentação do reator estavam cortados.
A secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Ubatuba realizará um boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia denunciando a sabotagem e tomará as medidas judiciais para apurar responsabilidades por crime contra o patrimônio público, prejuízo ao cofre municipal e, ainda, prejuízo à segurança da população.

Danos apurados pela prefeitura
A Uba Postes foi contratada por um mês, de 13 de junho a 13 de julho, para realizar a manutenção emergencial da iluminação pública. A operação é realizada de domingo a domingo a partir das 18 horas até a uma hora da manhã. São restauradas cerca de 18 lâmpadas por dia e, até o momento, já há um saldo de cerca de 300 lâmpadas ligadas ou trocadas.
Entenda
Os moradores de Ubatuba estão enfrentando problemas na manutenção da iluminação publica desde o início de maio quando a Prefeitura rompeu o contrato com a empresa GCL Brasil, que fazia a manutenção e melhorias no parque de Iluminação Pública do município.
O contrato, assinado no dia 22 de fevereiro e os serviços iniciados em março, foi rompido no dia 30 de abril, dois meses depois. A empresa fazia a manutenção de aproximadamente 12.200 pontos no município.
Os serviços prestados pela GCL Brasil contemplavam melhorias em locais onde há insuficiência do sistema de iluminação, com atendimento da demanda reprimida, além de manutenção preventiva, corretiva e emergencial no sistema de Iluminação Pública.
A GCL Brasil atendia os munícipes de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Para ser atendido era necessário indicar o endereço exato, um ponto de referência e, em caso de troca, a quantidade de lâmpadas queimadas. A partir dessas informações, era gerada um número e uma ordem de serviço que seria executado entre 5 e 10 dias após o contato.
Os munícipes, desconhecendo o rompimento do contrato, continuam solicitando serviços à GCL Brasil. São feitas em média 15 ligações por dia no 0800 da empresa, que por sua vez, está repassando aos moradores um número da prefeitura, 3834-1082, para atendimento das reivindicações.
Na ocasião do rompimento do contrato, a empresa informou desconhecer o motivo. A GCL Brasil não informou o valor do contrato que mantinha com a prefeitura da cidade.
Antes da contratação da GCL Brasil, os serviços de manutenção da rede pública eram executados pela Elektro, cujo contrato foi encerrado em 1 de fevereiro de 2019.
Alguns moradores suspeitam que a empresa teria deixado de prestar serviços devido a falta de pagamento por parte da prefeitura.
Prefeitura
Na ocasião, a prefeitura informou que o contrato com a GCL era por 60 dias, tendo em vista a necessidade emergente. Segundo a prefeitura, a secretaria de Infraestrutura estaria buscando uma nova empresa, que foi a Uba Postes, contratada em junho. No período entre o rompimento do contrato com a GCL e a contratação da Uba Postes, a Secretaria de Infraestrutura atendeu temporariamente os serviços.