Caraguatatuba Geral

Hortaliças cultivadas por detentos do CDP de Caraguá são destinadas às famílias carentes da cidade

Tamoios News

Os detentos do CDP(Centro de Detenção Provisória), de Caraguatatuba, estão produzindo e doando hortaliças ao Banco de Alimentos mantido pela prefeitura da cidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Horta Ecológica, realizado por meio da parceria entre a Prefeitura e o Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP). A colheita das hortaliças foi feita nesta quinta-feira (04/07).

O plantio é feito no CDP, por detentos e as hortaliças colhidas são doadas para o Banco de Alimentos de Caraguatatuba para distribuição às famílias carentes.

Detento cuida das hortaliças destinadas às famílias carentes da cidade

Foram colhidas onze caixas de alface crespa e acelga, que além de servirem ao Banco de Alimentos, ainda rendeu a alimentação para uma refeição de 1400 detentos do CDP.

A Horta Ecológica é um projeto colocado em prática por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap) visando reintegrar os detentos ao convívio social por meio de práticas sustentáveis ensinando a importância de ter uma vida saudável.

Para o detento W.S., poder participar do projeto e ter contato com a natureza é como uma terapia.  “Nunca tive contato com nada parecido, aprendo muito sobre as plantas além de adquirir paciência. Quando eu sair daqui, vou fazer uma horta em casa”, planeja.

Além de toda experiência adquirida pelos detentos que trabalham na horta, outra vantagem oferecida pelo projeto é a remissão na pena pois a cada três dias trabalhados, eles ganham um dia.

A produção do Projeto Horta Ecológica tem capacidade atual de 1500 unidades de hortaliças por mês. Mais de 600 mudas entre alface, acelga e couve foram doadas pela Prefeitura no início do projeto, além da produção própria do CDP que contem repolho, cebolinha, salsa, abóbora e até melancia. O projeto ainda pretende dobrar a produção até o final do ano.