A Travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela voltou a operar após cerca de dez horas de paralisação devido aos fortes ventos registrados durante o dia no canal que separa as duas cidades. Quatro balsas fazem a travessia neste momento, mesmo assim, operação está lenta, em razão da força de maré. O tempo de espera é de uma hora em ambos os sentidos, segundo a Dersa.
A Dersa operava com cinco balsas quando foi obrigada a suspender o serviço por causa do ventos fortes às 8h30 da manhã desta terça(16). As rajadas de vento, no canal, chegaram a 61 km/h. O catamarã LS-02, utilizado, exclusivamente, para o transporte de pedestres, também, teve suas operações suspensas pela Dersa.
A tarde, os ventos reduziram a velocidade, segundo a Dersa, atingindo 30 nós, ou seja, 55 km/h, mas a travessia permaneceu paralisada. Toda vez que os ventos ultrapassam a velocidade de 25 nós (46km/h) a navegação é paralisada em cumprimento à norma da Marinha, por questão de segurança. A travessia voltou a operar às 18h30.
A Dersa já havia emitido um aviso de alerta no início da manhã, comunicando que, de acordo com a Marinha do Brasil, a aproximação de uma frente fria poderá trazer ventos fortes ao litoral paulista, entre hoje e quarta-feira. Esse fator poderia causar lentidão na operação das Travessias Litorâneas, com possibilidade de paralisações, caso a velocidade dos ventos ultrapasse o limite de segurança de cada região.