Segundo a Concessionária Tamoios, responsável pela obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, construção da nova pista com túneis e viadutos está bem adiantada. Por outro lado, a Secretaria dos Transportes, informou que ainda não existe previsão para a retomada das obras dos contornos norte e sul, paralisadas desde o ano passado
Por Salim Burihan
A assessoria de imprensa da Concessionária Tamoios divulgou esta semana, informações importantes e interessantes, sobre as obras de duplicação do trecho de serra da estrada.
Informou que no interior do núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar vem sendo executada a maior obra viária do Brasil. O novo traçado da Rodovia dos Tamoios, que será utilizado para quem deixar a região em direção ao Vale do Paraíba, conta com cerca de 20 kms de túneis e viadutos.
Segundo a Concessionária Tamoios, a obra da futura pista de subida apresenta mais de 62% de avanço e pode ser vista pelos usuários que passam pela pista de mão dupla do traçado atual.
A concessionária informou que dos quatro túneis do projeto, dois já estão totalmente escavados, sendo um deles com 3,6 km de extensão. Do total dos 12 km de extensão dos túneis, 7 km estão perfurados. O maior túnel do Brasil, com 5,5 km de extensão também está na Tamoios e conta com cerca de 1,5 km já perfurado.
A obra, que teve início em dezembro de 2015, conta com também com a maior Cortina Atirantada do país, um muro de concreto para estabilizar e conter as encostas, com uma altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares.
Na cortina são colocados cerca de 1.400 tirantes horizontais com 34 metros de profundidade, criando um muro mais estável e prevenindo deslizamentos, já que cada tirante está tracionado em 120 toneladas.

Cortina atirantada em execução na serra, tem uma altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares
Para executar os serviços dentro da Mata Atlântica, a concessionária está utilizando o Cable Crane, um equipamento trazido do exterior, que está sendo utilizado pela primeira vez no país.
O Cable Crane foi a solução de preservação do equivalente a cinco campos de futebol de mata. O teleférico é a ferramenta para construir o viaduto de 300 metros de extensão que ligará dois túneis. Viadutos já cruzam a pista atual e é possível ver a nova pista tomando forma.
A concessionária também atua no reflorestamento da serra. Foi feito o plantio de 450 mil mudas de árvores em pontos estratégicos de nascentes da região, permite a conexão de pontos fragmentados da Mata Atlântica, criando um corredor ecológico e restaurando a floresta.
Contornos

Obras dos contornos estão paradas desde o ano passado
As obras da duplicação do trecho da serra caminham bem e devem ser concluídas no ano que vem. Circulam pela Tamoios cerca de 25 milhões de usuários por ano.
A estrada é a principal via de ligação entre a capital, cidades do interior de São Paulo, do sul de Minas e do Vale do Paraíba e a cidade de Caraguatatuba, porta de entrada do Litoral Norte.
O problema é que as obras dos contornos Norte e Sul, importantíssimas, para o acesso de boa parte dos 25 milhões de veículos que circulam pela rodovia em direção até Ubatuba e São Sebastião estão paralisadas desde o ano passado, sem previsão de serem retomadas.
Caso a duplicação do trecho de serra da Tamoios fique pronto, antes da conclusão dos contornos, será um caos para Caraguatatuba, cidade que deverá receber o impacto de todo esse volume de carros em suas ruas e avenidas.
O ideal seria que os contornos fossem concluídos junto com a duplicação da serra. Isso agilizaria e facilitaria o acesso para São Sebastião e Ubatuba, para moradores e turistas que se destinam para essas duas cidades, sem necessidade de entrar em Caraguá.
Contornos
O secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Neto, comentou, em maio deste ano sobre as obras dos contornos Norte e Sul da rodovia dos Tamoios, paralisadas desde o ano passado, que vinham sendo executadas pelas construtoras Queiroz Galvão e Serveng Sevilsan.
A Dersa inf0rmouem novembro do ano passado que as obras estavam lentas e iria tentar agiliza-las. Segundo a empresa, na ocasião, 77% dos serviços já foram concluídos. Nos canteiros das obras, no entanto, praticamente não se via nenhuma movimentação de operários.
As obras passaram a tomar outro rumo, a partir de maio do ano passado, quando a Dersa decidiu interromper os serviços, para que os projetos fossem revistos pela nova diretoria da empresa. A partir deste momento, não se viu mais ninguém trabalhando nas obras dos contornos Norte e Sul.
Para complicar ainda mais a situação, o Estado, assim que João Doria assumiu em janeiro deste ano, rescindiu os contratos com as construtoras.
Segundo alegou o secretário Octaviano Neto, em maio deste ano, a Procuradoria do Estado estaria viabilizando a continuidade das obras. Octaviano informou, que além das obras dos contornos, também estão paradas as obras do metro, na capital e do Rodoanel.
“Tivemos uma reunião essa semana(em maio) e estamos tratando agora a formatação da retomada imediata das obras, entre elas, do contorno da Tamoios, que é uma alternativa para melhor qualidade da região, principalmente para acesso também ao porto de São Sebastião. Em breve vamos anunciar isso”, afirmou Octaviano Neto. Já se passaram dois meses e meio e nada.
Estado
Esta semana, decidimos procurar a Secretaria dos Transportes para saber se existe novidade sobre a retomada das obras. Parece que tudo continua na mesma, sem previsão.
Pior, segundo consta, para o Estado, a prioridade seria a retomada das obras do metro e do Rodoanel. Confira abaixo as informações repassadas sobre os contornos pela Secretaria dos Transportes, na última quinta(01). A resposta foi bem curta e grossa.
A Secretaria de Logística e Transportes informa que a atual gestão iniciou um estudo completo de toda a situação da Nova Tamoios Contornos. O objetivo é retomar as obras, dentro da forma da lei, e entregá-las o quanto antes a população.
Políticos
A pressão política tem sido muito grande. As recentes chuvas e interdições da Rodovia Rio-Santos, em São Sebastião, causaram muitos prejuízos aos moradores, principalmente, aos comerciantes, hoteleiros e ao porto de São Sebastião. Se o contorno Sul esteve pronto, poderia ser utilizado como opção de acesso até São Sebastião, apesar da interdição da Rio-Santos.
Os prefeitos das quatro cidades da região pressionam os deputados e o Estado pela retomada imediata das obras. O deputado Paulo Corrêa Jr, em recente visita em Caraguá afirmou que foram feitas várias reuniões com representantes da Secretaria dos Transportes sobre a retomada dos contornos.
Segundo Paulo Corrêa Jr, não dá para abrir uma CPI(Comissão Especial de Inquérito) para saber o que estaria ocorrendo nas obras dos contornos, porque a comissão somente seria formada no final do atual mandato dos deputados e, até lá, as obras devem estar concluídas. Segundo ele, os deputados e a socidade civil continuam pressionando o governo pela retomada das obras dos contornos o mais rápido possível.