Caraguatatuba Geral

Caraguá registrou 475 casos de violência física contra a mulher entre janeiro e julho deste ano

Tamoios News

Começou ontem em Caraguá, a Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa, que é pioneira na região, está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, com diversas ações a fim de sensibilizar as mulheres sobre o relacionamento abusivo.

A Campanha “Agosto Lilás” é alusiva à celebração de 13 anos da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, criada dia 7 de agosto. No Brasil, é a legislação que mais dá amparo às vítimas de casos de violência contra a mulher.

Em Caraguá, segundo Márcia Denise Gusmão Coelho, coordenadora do Ciam(Centro Integrado de Atendimento à Mulher), de janeiro a julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 475 casos notificados de violência física, a maioria encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e demanda espontânea, quando procuram diretamente alguma ajuda.

Segundo Márcia, atualmente 250 mulheres são assistidas, sendo 194 casos de violência física, 28 psicológica, 15 sexual e 13 física e psicológica.

Márcia explicou que existem vários tipos de violência, a física, a psicológica e a sexual. Segundo ela, tem homem que faz vídeo ou usa GPS para acompanhar a mulher no trabalho. Tem outros que vivem checando ou até destroem o celular da companheira. E que, muitos casos são notificados, outros não.

A campanha, segundo ela, tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e prevenir contra este tipo de violência. “Antes de falarmos sobre denunciar, temos que ensinar como prevenir. Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável”, destaca.

Ela explicou que Caraguá conta desde de 2017 com o CIAM que atende e fortalece as mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica e diversas atividades, sempre com foco na superação e elevação da autoestima.

Caraguatatuba promoverá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), palestras de orientação sobre o tema, panfletagem nas principais ruas da cidade e nos comércios, alertando a todos sobre a prevenção da violência.

Márcia destaca que além de prevenir a campanha também visa conscientizar sobre a importância de realizar as denúncias, pois raramente acontecem apenas uma vez. É essencial que as vítimas reconheçam o problema que vivem e saibam perceber que não são as culpadas e não merecem passar por agressões físicas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, reforça às mulheres que passam por este tipo de problema que não estão sozinhas. “Caraguatatuba possui um equipamento que dá todo suporte nesta luta. Contem com nosso apoio e serviço e busquem se libertar desta situação”, alertou.

Serviço

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400, Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.

Para mais informações sobre as palestras, procure o Cras de sua região:

Cras Sul

Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo

Telefone: 3885-2350

Cras Centro

Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2000

Cras Norte

Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria

Telefone: 3883-6305

Cras Massaguaçu

Rua José Jerônimo Soares, 400 – Massaguaçu

Telefone: 3882-2668

Cras Jetuba

Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba

Telefone: 3889-3565