O QUE ÉSAÚDE ?
A saúde sempre foi entendida como sinônimo de ausência de doença, tanto físicas como mentais. Diante deste antigo contexto os serviços de saúde, tanto público, como privados focavam sua atenção em curar doenças.
Como o passar do tempo viu-se que este conceito era insatisfatório, pois com o aumento populacional e o desenvolvimento urbano a quantidade de doenças e de doentes aumentavam, o que dificultava a cura. Assim Organização Mundial de Saúde passou a definir que “saúde” como o bem estar fisico , mental e social.
Como a ampliação do conceito, e principalmente com a inclusão do “bem estar social”, o tema “saúde” tornou-se mais complexo, pois o meio em que a pessoa vive passava a interferir diretamente no seu bem estar”. Não que desde os primórdios da humanidade isso jánão ocorresse, mas agora se torna mais aparente e considera a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares para criar condições de vida saudável ou seja, promover saúde.
A carta de intenções da Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em 1986, denominada Carta de Ottawa, assim define a promoção àsaúde:
“…o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente… Assim, a promoção àsaúde não éresponsabilidade exclusiva do setor da saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.”
Desta forma os recursos para promoção de saúde são:
– Paz : redução da violência, para diminuição de danos fisicos e mentais;
– Habitação: condições dignas de moradia em área legalizada e com toda infraestrutura
– Educação: cumprimentos do ensino compulsório, diminuição da evasão escolar, melhoria da qualidade de ensino
– Alimentação: controle da qualidade dos alimentos
– Renda: geração de emprego/renda em quantidade suficiente com a demanda local
– Ecossistema saudável: controle do imapcto ambiental para garantir a salubridade necessária para se viver.
– Recursos renováveis: aplicação e garantia de recursos próprios ou em parcerias municipais para atender a comunidade
– Justiça e equidade social: acesso igualitário a todos serviços em qualidade, quantidade e distribuição loco regional, necessários.
Como vemos “saúde” estárelacionada com tudo e tudo estárelacionado com a “saúde”. Precisamos aprender a viver em comunidade, pois os atos de um, reflete no outro e o conjunto de atos reflete na população e precisamos aprender a cobrar e fiscalizar os governantes para que nosso direitos sejam respeitados.
Dr Paulo Alexandre da Silva
Cirurgião Buco Maxilo Facial do Hospital Vivalle São Josédos Campos
Pós Graduado em Gestão de Saúde pública e Privada
Pós Graduado em Administração Hospitalar