O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 21 de setembro – movimentou e mobilizou todo o Litoral Norte. Participaram mais de 1.300 voluntários e foram recolhidos mais de 3.000 kg de resíduos dos mais variados tipos, em várias praias e rios da região.


Em São Sebastião na região central do município as secretarias de Meio Ambiente, da Pessoas com Deficiência e do Idoso, e as escolas Machado Rosa e Henrique Botelho realizaram juntamente com militares da Marinha do Brasil, do Grupo Escoteiro do Mar Guaravita e do Ibama, a limpeza da Praia do Tebar e da orla da Rua da Praia. Ao todo foram recolhidos mais de 100 kg de resíduos, entre eles 270 bitucas de cigarro e mais de 311 pedaços de plástico. Na Enseada, os alunos do Projeto Garoçá e representantes da Secretaria de Turismo, fizeram a limpeza da praia e recolheram mais de 200 kg de lixo.
A ASCAM – Associação de Surfe Cultura e Ambiente de Camburi, com participação de 70 voluntários, retiraram cerca de 19.162 resíduos, totalizando aproximadamente 235,210 kg de materiais dos mais diversos tipos, sendo o plástico o item mais encontrado entre todos.
O Instituto Terra e Mar, o pioneiro na atividade da limpeza de rios e do mar, iniciou a primeira campanha no Litoral Norte no ano de 2.000, e este ano coletaram em 19 praias de São Sebastião 1.365 kg de lixo, com 542 voluntários. O Instituto aguarda os dados do recolhimento de mais 13 praias.
Ubatuba
Em Ubatuba as ações foram organizadas na região do Itaguá e na região Sul de Ubatuba por diversos parceiros como o Instituto Argonauta, o Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba, Afro Surf, Marsul, Associação Terra do Manguezal e do Guaiamum e o Moto Clube da região Sul, e contaram com a participação das escolas municipais e o apoio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente. Um dos destaques foi a atividade de limpeza da margem do rio da Laje, em frente à Escola Nativa do Sertão da Quina, que reuniu crianças do terceiro ano sob orientação da coordenadora pedagógica Odileuza e das professoras Carmen e Flávia. Em meia hora de atividade, foram recolhidos seis sacos de lixo de 100 litros, totalizando 42 kg, e até uma escada de ferro que estava jogada no rio. Nas praias da Caçandoca, Maranduba e Lagoinha (manguezal) foram coletados um total de 240 kg de resíduos sólidos.
O Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar e Instituto Argonauta, realizaram o mutirão de limpeza na praia do Itaguá e Iperoig, com a participação de cerca de 300 voluntários. A mobilização voluntária teve por objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática do lixo no mar e fez parte da #SemanaMaresLimpos 2019, promovida pela campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, em comemoração ao dia mundial de limpezas de praias. Foram distribuídos materiais de coleta de dejetos e luvas para todos os participantes. Essa campanha teve como foco o microlixo. Foram retirados 43 Kg de resíduos sendo, na grande maioria, microplásticos, um dos mais prejudiciais à vida marinha e ao ser humano. Será feita uma auditoria das principais marcas responsáveis pelos plásticos e resíduos e, por fim, os resultados serão divulgados para apontar e conscientizar sobre as responsabilidades das marcas. A atividade reuniu indivíduos e as seguintes escolas: E.M. Altimira, EMEI Bessi, EMEI Dinorah, E.M. Nativa Fernandes de Faria, Cooperativa Educacional de Ubatuba e jovens do programa “Nosso Papel de Futuro”. Para fechar com chave de ouro, todos os participantes receberam um convite para visitar o Aquário de Ubatuba.