A 15ª edição da Semana da Cultura Caiçara é uma grande homenagem às manifestações populares do arquipélago
A Semana da Cultura Caiçara já está em sua 15ª edição e é realizada pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e a Associação dos Congueiros de Ilhabela. O evento será aberto oficialmente na noite desta terça-feira (12/5) com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela, seguida da abertura da exposição “Congada Em Foco” com as fotografias de *Márcio Pannunzio.*
Congada em foco
“Congada em foco” é uma exposição individual com trinta fotografias da congada feitas em 2014 por Márcio Pannunzio, fotógrafo de retrato e cenas de rua. Pannunzio encontrou na congada um tema riquíssimo para exercitar a sua técnica fotográfica. Desde 1989, quando se mudou para Ilhabela, encantou-se com a congada, que considera uma ópera ao ar livre.
O canto e a dança dos congueiros, tecendo uma colorida coreografia aquecida pela luz dourada do outono, inspiraram o fotógrafo a criar fotos de cores muito intensas e de planos bastante contrastantes. Assim, Pannunzio que é artista plástico antes de ser fotógrafo, privilegiou enquadramentos criativos e ao editar as fotos, conferiu-lhes um caráter pictórico. O próprio artista emoldurou as fotografias empregando como perfis, madeiras descartadas nos estaleiros de Ilhabela; madeiras de embarcações de pesca, com lindas texturas impressas pela ação do mar e do tempo.
Ilhabela é um dos temas fotográficos preferidos de Pannunzio. Nos últimos anos, ele produziu um conjunto expressivo de fotos de rua da cidade que o estimularam a construir um espaço virtual para a sua exibição pública: o www.ilhabelaemfoco.com.
Atrações musicais
A Semana da Cultura Caiçara prossegue com outras grandes atrações culturais ao longo da programação. Durante a semana, estão previstas diversas exibições gratuitas do documentário “Vida e Imaginário Caiçara”- Ilha da Vitória, produzido pelo Espaço Cultural Pés no Chão, na Biblioteca e Videoteca “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha.
E para fechar a programação, o cantor Benito Di Paula se apresenta no domingo (17/5), às, 20h. Uday Vellozo, ganhou fama nacional com o
pseudônimo de Benito Di Paula. É autodidata, pianista, cantor e compositor brasileiro. Sua carreira começou no Rio de Janeiro, onde foi crooner de boates nos anos 60. Mais tarde mudou-se para Santos (SP), onde cantava e tocava piano em casas noturnas. Radicado em São Paulo, lançou seu primeiro compacto e passou a promover em suas apresentações uma mistura de samba latinizado, estilo que acabou tornando-o conhecido.
Com mais de 35 discos gravados (a maioria relançada em CD) e diversas turnês no exterior. Entre seus maiores sucessos destacam-se “Charlie
Brown”, “Mulher Brasileira” e “Retalho de Cetim”. Atualmente apresenta seus shows juntamente com seu filho Rodrigo Vellozo e seu irmão Ney Vellozo que o acompanha desde 1976.
Viva São Benedito!
A quermesse da Festa de São Benedito tem início às 20h desta quinta-feira (14/5) e prossegue todas as noites até domingo, na Praça das Bandeiras, na Vila. Dentre as atrações musicais o público poderá se divertir com: Raízes de Ilhabela, Norma Nascimento & Vênus Ataca, Pronúncia no Olhar, Rony e Rangel, Jorge Pinheiro e Banda Yuna.
A Congada de São Benedito começa com o Levantamento do Mastro, às 17h de sexta-feira (15/5), seguido da apresentação da Congada Mirim e a
distribuição do Bolo de São Benedito e concertada. No sábado (16/5) e domingo (17/5) são realizados diversos “bales” do congo e a Ucharia de São Benedito na Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, além da alvorada festiva, as missas e outros grandes elementos que tornam esta a maior manifestação da cultura popular de Ilhabela.
Congada de São Benedito
Há mais de dois séculos São Benedito é homenageado em Ilhabela na Congada, uma manifestação popular tradicional com dança e música que acontece pelas ruas da Vila, Centro Histórico de Ilhabela. O Levantamento do Mastro de São Benedito abre as festividades realizadas pelos congueiros às 17h de sexta-feira (15/5), na Vila. A manifestação só termina com a Missa Festiva na Matriz no domingo (18/5).