Geral Ilhabela

Pianista portuguesa Maria João Pires faz recital e residência artística em Ilhabela

Tamoios News

A pianista portuguesa Maria João Pires, reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes intérpretes da atualidade, está de volta ao Brasil para realizar na Ilhabela, litoral paulista, um recital e residência artística no Instituto Baía dos Vermelhos.

Maria João, que fez sua primeira apresentação pública aos 4 anos, já recebeu condecorações como a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, além de ter recebido prêmios como o Gramophone Award.

Em Ilhabela, ela realiza uma série de workshops com o pianista sérvio Milos Popovic, de 14 a 18 de outubro, dirigida a alunos escolhidos em audição realizada na Sala São Paulo, no dia 7 de outubro. Na conclusão do programa, no dia 19 de outubro, Maria João Pires e Milos Popovic apresentarão recital no Instituto Baía dos Vermelhos, às 20h.

A Residência Maria João Pires em Vermelhos trará para Ilhabela e para o público brasileiro em geral a rica experiência de aperfeiçoamento do ensino de piano do Centro de Belgais Para o Estudo de Artes, em Portugal, do qual Maria João Pires é fundadora.

As atividades, realizadas pelo Instituto Baía dos Vermelhos em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela e a Fundação Osesp, poderão ser acompanhadas pelos interessados como ouvintes, sendo reservados para as pessoas residentes na cidade de Ilhabela 20 lugares em cada workshop e 200 lugares no recital de Maria João Pires e Milos Popovic no dia 19 de outubro. Interessados em acompanhar os workshops como ouvintes devem se inscrever pelo site até o dia 12 de outubro.

Os ingressos para o recital do dia 19 estão à venda pela internet, no site www.vermelhos.org.br, e podem ser também adquiridos em pontos de venda na Ilhabela e, no dia do evento, na bilheteria do Teatro de Vermelhos, a partir de 1 hora antes do recital, mediante disponibilidade.

Os valores dos ingressos do recital vão de 15,00 a 140,00, com meia entrada para estudantes, professores da rede pública e pessoas com mais de 60 anos. Moradores de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba poderão comprar ingressos a preços especiais (80,00 inteira e 40,00 meia) exclusivamente nos pontos de venda mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência (contas de luz ou água e IPTU), limitados a 04 ingressos por pessoa.

 

Pontos de venda na Ilhabela

Imobiliária Sergio Hette
Rua Dr Carvalho, 2 – Vila (Centro)
Tel (12) 3896-3557

Via Marina Propriedades Únicas
Av Riachuelo, 6730 – Bexiga (Sul)
Tel (12) 3894-9202

Maria João Pires

Uma das grandes pianistas da atualidade, Maria João Pires fez a sua primeira apresentação pública aos 4 anos e iniciou os estudos de música e piano com Campos Coelho e Francine Benoît, continuando mais tarde na Alemanha, com Rosl Schmid e Karl Engel. Além de seus shows, ela fez gravações para Erato por quinze anos e Deutsche Grammophon por vinte anos.

Desde os anos 1970, ela se dedicou a refletir sobre a influência da arte na vida, na comunidade e na educação, tentando descobrir novas formas de estabelecer essa maneira de pensar na sociedade. Ela buscou novos caminhos que, respeitando o desenvolvimento dos indivíduos e das culturas, estimulem o compartilhamento de idéias. Em 1999, criou o Centro de Estudos das Artes de Belgais em Portugal. Ela ampliou o alcance dessa filosofia para Salamanca e Bahia no Brasil.

Em 2012, na Bélgica, ela iniciou dois projetos complementares; o projecto Equinox, que cria e desenvolve coros para crianças de meios desfavorecidos, e o projecto Partitura, cujo objectivo é criar uma dinâmica altruísta entre artistas de diferentes gerações, propondo uma alternativa num mundo muitas vezes centrado na competitividade.

 

Milos Popovic

Nascido em Belgrado em 1985, Milos Popovic começou a aprender piano aos 10 anos de idade e sabia, desde sua primeira lição, que iria torná-lo seu companheiro de vida. Estudou na Academia de Artes de Novi Sad, no Conservatório Real de Bruxelas e depois na capela de música Queen Elisabeth. Conheceu Maria João Pires em um festival em 2007. Desde 2013, Miloš participa regularmente do projeto ‘Equinox’, criado por Maria João e dedicado ao desenvolvimento de coros infantis em áreas carentes, com o objetivo de promover o respeito mútuo, através do aprendizado da música, e desenvolver a força interior frequentemente oprimida pela sociedade moderna.

 

Instituto Baía dos Vermelhos

O Instituto Baía dos Vermelhos é o mantenedor do Centro Cultural Baía dos Vermelhos. Concebido como um programa de integração social, é uma instituição de produção e difusão cultural. Está situado próximo à Baía dos Vermelhos, que recebeu o nome do peixe típico da região que habita suas águas. Os espaços que integram o Centro Cultural são o Teatro de Vermelhos, o Anfiteatro da Floresta, a Sala do Porão e a Residência de Vermelhos.

 

Fundação Osesp

A Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase à música de concerto, instrumental e vocal.

Qualificada como Organização Social da Cultura, mantém contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para a manutenção e desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, a Sala São Paulo, o Coro da Osesp, os coros Infantil e Juvenil da Osesp, a Academia da Osesp, a Editora da Osesp, o Centro de Documentação Musical ‘Maestro Eleazar de Carvalho’ e o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Realiza ainda ações de educação musical para crianças, jovens e adultos; promoção, capacitação e treinamento de profissionais das áreas da música e da educação; e formação de plateias.

Cumpre também com a missão de fomentar e desenvolver a música brasileira ao promover pesquisa, documentação, publicação, execução, gravação e divulgação do repertório nacional, sinfônico e de câmara.

A Fundação Osesp foi instituída em 22 de junho de 2005 e, em 1º de novembro do mesmo ano, foi firmado contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo.

 

Programação sujeita a alterações.

 

SERVIÇO

Residência Artística e recital de Maria João Pires e Milos Popovic
Residência Artística: 14 a 18 de outubro
Audições na Sala São Paulo:  7 de outubro
Recital: 19 de outubro no Instituto Baía dos Vermelhos, em Ilhabela

Ingressos para o recital
15,00 a 140,00, com meia entrada para estudantes, professores da rede pública e pessoas com mais de 60 anos.

Moradores de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba poderão comprar ingressos a preços especiais (80,00 inteira e 40,00 meia) exclusivamente nos pontos de venda mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência (contas de luz ou água e IPTU), limitados a 04 ingressos por pessoa.