Segundo assessoria da prefeitura, mais de 2.000 pessoas participaram da caminhada
Por Régis Thiago
Católicos e simpatizantes se reuniram neste domingo (7) em Caraguatatuba para a tradicional Caminhada Penitencial. Em devoção a Santo Antônio, padroeiro da cidade, a caminhada teve como trajeto a subida do Morro Santo Antônio.
A concentração ocorreu em frente à Igreja Matriz, no centro, a partir das 8h. Após o Padre Marcos Vinícius Rosa abençoar os fieis, a caminhada teve inicio. A imagem de Santo Antônio também foi levada durante o percurso.
O morro Santo Antônio tem acesso pela Estrada da Serraria, no bairro Sumaré, com aproximadamente 325 metros de altura e contém uma plataforma de voo para quem pratica voo livre, quem salta de paraglider ou asa delta. Até o topo são 45 minutos de caminhada; pessoas de todas as idades, crianças de colo, jovens e idosos tentaram se superar. Superação e fé foram destaques no evento.
Para a moradora da cidade, Eunice Santana, foi uma superação. “Juntou a fé com a prática de exercício físico. É interessante o povo estar reunido neste lugar lindo. Moro na cidade, mas é a primeira vez que subo o morro Santo Antônio”, disse.
Pessoas de vários lugares aproveitaram o feriado para participar da caminhada e ver as belezas da cidade pelo alto. Foi o caso de Gabriel, que mora em Pindamonhangaba. “A caminhada é cansativa, foi a primeira vez que vim ao morro, mas quando chegamos e vimos essa paisagem maravilhosa, isso não tem preço”.
Segundo a assessoria de comunicação de Caraguatatuba, estiveram presentes mais de 2400 pessoas no local. A Prefeitura Municipal, através das secretarias de Turismo, Trânsito e Defesa Civil, também ofereceu o apoio necessário para a subida, distribuindo água e frutas variadas para recuperar as energias dos fieis.
Devoto de Santo Antônio e atual vereador da cidade, Tato Aguilar explicou: “Fé, devoção e superação. Foi essa a experiência que eu tive em subir esse morro. Além de ser devoto do santo, há 2 meses passei por uma cirurgia no joelho, e eu me superei chegando até aqui”, disse. “Aceitei o desafio e tive o privilégio de ver essa festa linda, bem organizada, isso me mostra a força da igreja e do trabalho do Padre Marcos”, completou.
A Missa Campal ocorreu às 10h, e foi realizada pelo Padre Marcos. Ao término, o padre, muito sorridente e feliz, tentava espantar a ansiedade e um pouco do medo, já que se preparava para saltar de paraglider. A imagem do Santo Antônio também saltou.
A festa continua a semana toda na cidade, com barracas de comidas típicas localizadas na Praça Candido Motta, além de outras programações na Igreja Matriz, como missas e até casamento comunitário. O encerramento da Festa de Santo Antônio ocorrerá dia 14 de junho com o Bispo Dom José Carlos Chacorowski.
Santo Antônio é considerado o mais popular dos santos no Brasil e também conhecido por sua fama de padroeiro dos pobres.