Caraguatatuba Cidades

Prefeitura inaugura nesta terça(29) o CAPS do Perequê-Mirim

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inaugura nesta terça-feira (29) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas (CAPS-AD) do bairro Perequê-Mirim, localizado na Região Sul da cidade. A cerimônia de entrega oficial da unidade hospitalar está marcada para as 10h.

O local receberá consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.

São investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ao Governo do Estado de São Paulo.

O CAPS-AD será voltado aos pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o coordenador geral do Programa Saúde em Ação do Estado, Ricardo Tardelli, a parceria existente entre o Estado e o município de Caraguatatuba é de extrema importância para a efetivação de políticas públicas, em especial, na área da Saúde.

Santa Casa

A Prefeitura de Caraguatatuba continua investindo em obras de melhoria na Casa de Saúde Stella Maris. A santa casa está recebendo 54 novos leitos. As obras devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2020.

Com investimento de R$ 14 milhões, o hospital ganhará também leitos de urgência, emergência e observação, além de espaço médico, enfermarias, espaço de isolamento, sala de preparo, farmácia, posto de enfermagem, cozinha hospitalar, câmaras frias, além de consultórios, recepção, sala de espera, sala de inalação, sala de medicação, área de maca, espaço Samu, banheiros acessíveis, rampas, estacionamentos, paisagismo e guarita nova.

A Casa de Saúde Stella Maris que há 77 anos atende a cidade, possui hoje 157 leitos, sendo 116 para pacientes SUS e 41 para convênios particulares. O prefeito Aguilar Júnior afirmou, em junho, quando do lançamento das obras, que investiria na ampliação de leitos devido a dificuldade de encaminhar pacientes da cidade para atendimento de média e alta complexidade em hospitais de outras regiões.

Aguilar Júnior lembrou também, na ocasião, que o Hospital Regional, que será inaugurado em dezembro, será um estabelecimento de “portas fechadas”, exclusivo para atendimento de encaminhamentos feitos pelas prefeituras.  Mesmo com a inauguração do hospital regional os moradores deverão buscar atendimentos na santa casa.

Prefeitura amplia leitos na santa casaA Prefeitura de Caraguatatuba destaca, ainda, que estão em andamento mais duas outras obras na Casa de Saúde Stella Maris, com recursos estaduais e federais. Trata-se de mais 10 leitos de psiquiatria e um novo Ambulatório.

Com todos os empreendimentos, a Santa Casa passará de 157 para 221 leitos hospitalares no município para atendimento de média e alta complexidade.