Turismo

Prefeito de Ilhabela defende verba destinada à Escola de Samba

Tamoios News

Prefeitura destinará verba à escola de samba paulistana “Unidos de Vila Maria”, que terá o arquipélago como enredo no Carnaval 2016; desfile será transmitido em rede nacional e para 240 países

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), destacou nesta segunda-feira (15) a importância de se investir em ações de divulgação para fomentar a indústria do turismo, principal geradora de empregos na cidade. Ele comentou a aprovação pela Câmara Municipal do projeto de lei de autoria do Executivo, que prevê a destinação de R$ 989 mil à escola de samba “Unidos de Vila Maria”, cujo tema do Carnaval 2016 será “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia”.

A agremiação desfilará pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo no dia 5 de fevereiro de 2016 (sexta-feira), com transmissão ao vivo pela Rede Globo para todo o Brasil e mais 240 países. Tendo como base a tabela da emissora para veiculação de mídia em rede nacional, somente o desfile da agremiação, num total de 65 minutos, equivaleria a um investimento aproximado de R$ 18,9 milhões.

Além do desfile, o Carnaval de São Paulo é divulgado nos principais telejornais da emissora e no compacto veiculado no dia seguinte, bem como nos mais variados veículos de comunicação nacional e internacional. “Somente quem é visto será lembrado. Não fosse assim, a Coca-Cola não continuaria fazendo anúncios diariamente. O Carnaval é uma estratégia a mais para divulgarmos Ilhabela e assim fomentarmos a nossa indústria do turismo, principal geradora de empregos na cidade”, avaliou o prefeito.

Toninho Colucci, que foi presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) por três mandatos, ressalta ainda as mais variadas formas de divulgação. “Quando participamos de feiras nacionais e internacionais, quando anunciamos em veículos de comunicação, essas são estratégias para que o destino Ilhabela continue sendo visto e lembrado”, aponta.

O prefeito salienta que a agremiação investirá entre R$ 5 milhões e 10 milhões. “Foi com muita alegria que recebemos no ano passado este convite para ter Ilhabela como enredo da Vila Maria. Teremos a nossa Ilha sendo mostrada durante 65 minutos de desfile em rede nacional e internacional pela Rede Globo, sem contar os telejornais, compactos, o próprio público que lota o Anhembi e em outras emissoras, portais, jornais e revistas do Brasil e do mundo. Não tenho dúvidas do retorno que dará ao turismo”, considerou o prefeito.

O repasse de verba à agremiação foi alvo de audiência pública realizada na própria Câmara, com a aprovação da maioria dos presentes. O projeto de lei foi aprovado pelo Legislativo por 5 votos a 4. A verba de R$ 989 mil é exclusiva para uso em marketing/divulgação.

Para o prefeito, algumas pessoas tentam usar politicamente o tema ao invés de considerarem o retorno da veiculação para o turismo da cidade. “Até entendo que o cidadão comum não tenha a percepção da importância, mas infelizmente alguns do quanto pior melhor insistem em trabalhar contra a cidade, pois nunca tiveram coragem pra fazer. Quando investimos na divulgação, pensamos no turismo, pois em Ilhabela tudo está direta ou indiretamente ligado ao setor turístico”, avaliou Colucci, destacando os vereadores Adilton Ribeiro, Luizinho Paladino, Dra. Rita Janete de Oliveira Gomes, Nagib Pereira e Carlinhos Oliveira, que votaram a favor do repasse à agremiação.

Toninho Colucci ressalta que, além de toda a divulgação, também haverá contrapartida por parte da escola de samba Unidos da Vila Maria. São elas: seletiva regional para escolha do samba enredo na cidade; quatro apresentações de “Ala Show” da Unidos de Vila Maria no arquipélago em datas a definir; oficinas de qualificação das agremiações locais e seis meia-alas para o desfile na Vila Maria no Carnaval em São Paulo (300 fantasias destinadas à Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela).

Turismo gerador de emprego

O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Leopoldo Pedallini, ressaltou na audiência pública que esta é uma grande oportunidade de divulgação do arquipélago. “Não será Ilhabela como destino de sol e praia, do qual já somos famosos. Mas 65 minutos da nossa história, lendas, piratas. Vamos mostrar a Ilha que poucos conhecem e de uma maneira que não alcançaríamos de nenhuma outra forma”.

O empresário Edilson Moreto, o Alemão, proprietário de pousada no sul da Ilha, também apontou a oportunidade de divulgação. “Essa é uma oportunidade única, de abrir as portas de Ilhabela para o exterior. Vai nos ajudar muito esta exposição”. Ele citou que somente com a ocupação dos hotéis também na baixa temporada é possível gerar mais empregos e para isso a necessidade de cada vez mais divulgação.

O secretário de Turismo, Harry Finger, relembra o fortalecimento do calendário de eventos anual. “Durante o verão recebemos turistas
suficientes, mas na baixa temporada muitos empresários passam dificuldades, de maneira que temos feito uma série de ações para atrair turistas neste período. Conseguimos, por exemplo, ter o melhor mês de agosto dos últimos 10 anos, bem como uma ocupação média de 70% já a partir de outubro”, citou o secretário. “É preciso assimilar os novos movimentos turísticos. Queremos muito esta transmissão no Carnaval”.

O vereador Luizinho Paladino cita a situação financeira da cidade, que possibilita tal investimento. “Estamos num momento feliz com o aumento da arrecadação e os investimentos são feitos com responsabilidade. A lei exige 25% na Educação e sempre ultrapassamos este limite. Esse investimento em divulgação não quer dizer que não serão feitas mais ruas, ou o PEII do sul da Ilha. É um investimento em turismo e que não muda em nada nos outros setores”, disse Luizinho. “Se não investir, não tem retorno. Temos a visão da importância deste projeto”, completou o vereador Carlinhos Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

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