A Prefeitura de Caraguá quer garantir mais qualidade de vida aos idosos e pessoas com deficiência. Para isso, foi retomada uma área pública no bairro Pontal Santa Marina, de 2.856 m², onde será instalado um Lar Municipal, sistema de abrigamento de longa permanência, voltado para pessoas com rompimento de vínculos familiares, situação de vulnerabilidade social e perfil de dependência.
O objetivo é implantar um espaço humanizado, aconchegante e acolhedor. O local terá 60 dormitórios, banheiros acessíveis, equipamentos ao ar livre para atividade física, sala de informática, espaço gourmet, sala multimídia, amplo espaço arborizado com variadas espécies de florada e frutíferas, refeitório, rouparia, administração, lavanderia, área terapêutica e enfermaria.
No lar, os moradores serão acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiros.
Para o secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), César Abboud, com a implantação do lar, será possível dobrar a capacidade de acolhimento. “O espaço não será um abrigo comum, queremos e projetamos um espaço diferenciado. Os idosos e pessoas com deficiência terão acesso a atividades e cuidados em um espaço projetado para tornar o dia deles mais produtivo e, com isso, amenizar a situação”, afirmou.
O projeto está em fase final de projeto e início de licitação, e a inauguração está prevista para 2016.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá