Terminou nesta sexta-feira (13/12), o curso de capacitação dos conselheiros tutelares do município de Caraguatatuba. A atividade foi desenvolvida e organizada pelo MPSP, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela prefeitura, contando com a participação de todos os coordenadores dos equipamentos da rede municipal de saúde e desenvolvimento social, diretores e coordenadores das escolas públicas municipais e estaduais; e das escolas particulares do município de Caraguatatuba.
Segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude Regiane Maria Heil Portes, mais do que uma oportunidade de capacitar os conselheiros tutelares, o curso dá à rede de proteção a chance de conhecer seus próprios equipamentos, suas próprias competências e responsabilidades, por meio dos fluxos de atendimento que estão sendo implantados no município nesse um ano e meio de trabalho desenvolvido com a articulação da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.
“Esse é momento de tomarmos consciência, de uma vez por todas, de que o atendimento da criança considerada como ser humano completo, complexo e em estágio especial de desenvolvimento só será eficaz e eficiente se nós nos reconhecermos incompletos dentro das nossas áreas de atuação e buscarmos incessantemente, todos os dias, a completude dentro do trabalho em rede, como elos de uma verdadeira corrente de proteção”, acrescentou.