Cidades

Prefeitura realiza obra de canalização em Barequeçaba

Tamoios News
Rosângela Falato/PMSS

Rosângela Falato/PMSS

Cerca de três mil sacas de solo-cimento serão utilizadas na retificação da vala de drenagem

Quem passa pela Rua Evaristo da Veiga, em Barequeçaba, região central de São Sebastião, já pode verificar o trabalho de canalização que está sendo executado pela Secretaria de Obras da Prefeitura na vala de drenagem de águas pluviais que deságua na praia. A obra de infraestrutura urbana, sob a responsabilidade da empresa Port Supply – Agência Marítima e Offshore Ltda-ME , vencedora da licitação para o projeto orçado em R$ 140.306,18, envolve todo o trabalho de retificação das laterais e solo da vala visando melhor escoamento das águas pluviais para acabar com inundações na região.

Com cerca de 300 metros de extensão e 2m50 de largura, a vala recebe as águas das chuvas e também do mar e fica sem vazão em períodos de maré alta, inundando vários pontos da Rua Evaristo da Veiga. Outro problema sério é o próprio lençol freático aflorante da região, que impede a infiltração de água. De acordo com o diretor de Obras Públicas da Prefeitura, Ricardo Rubson Santos Mattos, a área é muito plana, assim como a vala, sendo necessária a recomposição dos taludes e a retificação do curso da vala de drenagem.

Segundo Ricardo, foi realizada toda a limpeza da vala e iniciada a colocação de solo-cimento ensacado. Serão utilizadas em todo o trabalho de canalização cerca de três mil sacas com essas mistura de terra, argila e cimento. Além da retificação nas laterais da vala, são colocadas sacas de solo-cimento no solo para nivelar a área e facilitar o escoamento das águas sem criar poças que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Depois da colocação das sacas em toda a extensão da vala, será construída mureta de proteção e a manutenção do espaço e calçadas para a passagem segura dos moradores e turistas. A previsão é concluir os serviços de canalização dentro de 60 dias, segundo estimativa do diretor de Obras Públicas da Prefeitura de São Sebastião.

Alternativa

Material alternativo de baixo custo, o solo-cimento é uma massa compactada que endurece com o tempo e, em poucos dias, ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção civil como paredes, pisos e até muros de arrimo. O solo cimento é uma evolução de técnicas de construção do passado como o adobe e a taipa.

Na construção civil, ele pode ser usado de quatro maneiras diferentes: em tijolos ou blocos, nos pisos e contrapisos, paredes maciças e também ensacado como na obra de canalização da vala de drenagem em Barequeçaba. Nesse caso, a mistura do solo-cimento é colocada em sacos que funcionam como formas. Os sacos têm a boca costurada, depois são colocados na posição de uso onde são imediatamente compactados um a um. O resultado é similar à construção de muros de arrimo.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.