Ilha das Couves, na região norte de Ubatuba, estava recebendo até 5 mil turistas por dia, o que vinha colocando em risco o meio ambiente local. Por determinação da Fundação Florestal e MP,F a partir desta sexta(27), apenas 531 turistas poderão visitar o local, mesmo assim, divididos em três turnos de 177 pessoas cada um deles
Por Salim Burihan
Uma norma definida pela Fundação Florestal, Marinha do Brasil e MPF(Ministério Público Federal) limitou em 531 o número de turistas que poderão visitar a Ilha das Couves, na região Norte de Ubatuba, a partir desta sexta(27).
O processo de organização foi fomentado pela comunidade tradicional caiçara da Picinguaba, em função da proposta prevista pelo Estudo de Capacidade de Carga Turística da Ilha das Couves (realizado pelo MPF, IBAMA, Fundação Florestal e Prefeitura Municipal de Ubatuba) de três possíveis cenários, e que a comunidade vem se organizando dentro do Cenário 1, que corresponde a proposta de um Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) para a comunidade tradicional Caiçara de Picinguaba, para gerir a ilha por meio de um projeto sustentável de turismo de base comunitária, intitulado “Plano de Ordenamento e gestão comunitária para o uso público sustentável da Ilha das Couves do território tradicional caiçara da Picinguaba.
A Fundação Florestal é parceira nesta proposta e vem assumindo responsabilidades dentro deste processo de ordenamento territorial, em que ela e outros órgãos públicos são imprescindíveis.
A restrição do número de turistas na ilha se deu após um ano de muitas reuniões entre as autoridades estaduais e federais e as comunidades que sobrevivem do turismo náutico feito na ilha. A Ilha das Couves está dentro do território da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte.
A medida visa preservar a fauna e flora e as características do local. No ano passado, no réveillon, mais de 5 mil turistas visitaram estiveram na ilha, uma superpopulação que colocou em risco o meio ambiente local.

Superlotação durante o verão coloca em risco a fauna e flora marinha Fotos: Divulgação
Mesmo assim, a visitação será feita em três turnos, cada um deles, com 177 turistas. O primeiro e segundo turno, das 8 às 11 e das 11 às 14 horas será administrado pela associação de barqueiros da Picinguaba.
O terceiro turno, das 14 às 17 horas, ficará a cargo de barqueiros do Estaleiro, Ubatumirim, Almada e Itaguá.
O passeio até a Ilha das Couves pode ser agendado através da Central Única de Vendas Turismo de Base Comunitária caiçara da Picinguaba, que além de instalada na comunidade, atende pelos telefones (12) 99172.3195 e (12) 99641.9702, além do e-mail: tbcpicinguaba.ilhadascouves@gmail.com.
Valor do passeio a partir da Picinguaba, atualmente, está em R$ 70,00 por pessoa.
Apesar da Ilha só contar com um quiosque, as pessoas não podem levar isopor e cooler na Ilha das Couves, essa é uma das regras propostas para o ordenamento da visitação pública. Tendo sido prevista pela Portaria nº 315/2019, a remoção de qualquer resíduo decorrente da visitação na Ilha das Couves
Para ir até a Ilha das Couves os turistas devem se locomover de carro até a praia de Picinguaba que fica a 44 quilômetros do centro de Ubatuba em direção ao Rio de Janeiro, a viagem dura em média 50 minutos, através da Rodovia Rio-Santos.

Picinguaba, em Ubatuba, de onde saem os barcos até as Couves
Na Vila de Picinguaba, recepcionistas estarão a disposição para vender os passeios de barco até a Ilha das Couves.
Os turistas poderão deixar seus veículos em estacionamento particulares, que cobram R$ 30,00 o dia ou estacionar nas ruas da vila pagando uma “caixinha” aos cuidadores, que são moradores do local.
O passeio de barco até a Ilha dura cerca de 15 minutos. Na Ilha, os barcos atracam na praia principal, onde fica o quiosque. Os turistas podem visitar por uma trilha a segunda praia da Ilha, a Praia de Fora, como é conhecida, lá os barcos não podem atracar.
A visita à Ilha das Couves é um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam a cidade de Ubatuba nesta época do ano. A Ilha tem 58 hectares e está localizada a 2,3 quilômetros da costa. A ilha apresenta uma orla de costões rochosos e encostas com vegetação rasteira e flora típica de Mata Atlântica.
Confira como vai ficar até março de 2020
TURNOS HORÁRIOS OPERADORES NÚMERO DE VISITANTES POR OPERADOR
Manhã 8:00hrs às 11:00hrs
Comunidade de Picinguaba 177
Almoço 11:00hrs às 14:00hrs
Comunidade de Picinguaba 177
Tarde 14:00hrs às 17:00hrs
Comunidade da Almada
Comunidade do Estaleiro
Comunidade de
Ubatumirim
108
Tarde 14:00hrs às 15:30hrs/ 15:30hrs às 17:00hrs
Escunas 49 (por período)
Tarde 14:00hrs às 15:30hrs/15:00hrs às 16:00hrs/ 16:00hrs às 17:00hrs
Lanchas 20 (por período)