Cidades

Ilhabela tem serviço gratuito de castração de cães e gatos

Tamoios News
Divulgação/PMI
Divulgação/PMI

Castração é o meio mais eficaz para acabar com o sofrimento dos animais

Fêmeas são a prioridade; serviço de microchipagem para facilitar a identificação do animal também é oferecido

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente, realiza um serviço gratuito de castração de cães e gatos – tendo as fêmeas como prioridade. Os interessados deverão fazer um cadastro no site oficial do município www.ilhabela.sp.gov.br, no link “serviços”aguardar retorno via e-mail ou telefone da equipe do Centro de Castração de Ilhabela para agendar o dia e o horário da castração do animal.

Além da castração, a equipe também realiza a inserção de microchip – um trabalho de identificação do animal. As cirurgias são realizadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 8h e por ordem de chegada.

O Centro de Castração de Ilhabela fica na Rua Rondônia, nº 24, na Barra Velha, próximo ao Projeto Guri. Desde 2009 foram castrados aproximadamente 7,7 mil animais.

Em 2009 havia muitos cães soltos pelas ruas, causando acidentes no trânsito, assim como cavalos e outros animais de grande porte. Com o Programa Municipal de Respeito Animal, o número de cães errantes e cavalos diminuiu sensivelmente.

A prefeitura mantém uma parceria com a Apailha (Associação Protetora dos Animais de Ilhabela) nas ações contra maus tratos que são diretamente verificadas e acompanhadas até o Ministério Público e a Polícia Ambiental e Militar.

Centro de Referência Animal

A Prefeitura de Ilhabela iniciou no final do ano passado as obras de construção do Centro de Referência Animal, na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, no bairro da Barra Velha, próximo à delegacia.

Em uma área de 206 metros quadrados, o Centro de Referência Animal promoverá as ações do Programa Municipal de Respeito Animal da Secretaria da Saúde, como a castração gratuita, microchipagem, vermifugação, vacinação e o encaminhamento para atendimento de animais domésticos, marinhos e silvestres, além de prosseguir com ações da campanha de adoção dos animais de rua e dos animais recolhidos por maus tratos. A conclusão das obras está prevista para setembro deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário