Cidades Ubatuba

Prefeito Sato tenta manter IML em sua cidade

Tamoios News
IML de Ubatuba foi fechado pelo Estado

Por Salim Burihan

A Prefeitura de Ubatuba informou que tentará manter o IML(Instituto Médico Legal) funcionando na cidade. O IML foi fechado nesta quarta-feira(26) pelo Estado, através da Secretaria de Segurança Pública.

A Prefeitura comunicou que não esgotou os argumentos no sentido de manter este serviço em Ubatuba. Nos últimos três anos, a Prefeitura conseguiu manter o IML em Ubatuba investindo no aluguel de imóvel para o funcionamento e, ainda, mantendo os custos de telefone, energia, água e um funcionário.

Segundo a prefeitura, a decisão, que cabe exclusivamente ao Governo do Estado, se deu pela falta de médicos legistas concursados no Estado.

O prefeito municipal, Délcio Sato, terá uma audiência nesta terça-feira, 3, com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, para tentar manter o IML em Ubatuba.

Entenda

O IML(Instituto Médico Legal) de Ubatuba foi fechado nesta quarta-feira(26). Todo o atendimento ao público e as necropsias serão feitas na unidade de Caraguatatuba, que fica a 55 quilômetros de distância.

O fechamento do IML foi determinado pela Secretaria de Segurança Pública do estado, através do  o Núcleo de Perícias do Instituto Médico Legal de São José dos Campos.

Segundo informações, o IML de Ubatuba atendia em média, através de sua clínica médica, 200 casos por mês, envolvendo vítimas de lesões corporais e de abuso sexual, entre outros casos.

O setor de necropsia atendia entre 12 a 15 casos por mês. Ultimamente, casos de necropsia já vinham sendo atendidos em Caraguatatuba porque médicos legistas estariam de licença médica.

A Secretaria de Segurança Pública informou A alteração visa aperfeiçoar e otimizar os serviços prestados  e que toda a demanda do IML de Ubatuba continuará sendo devidamente atendida pelos Núcleos Regionais, entre ele, o de Caraguatatuba.

Segundo a secretaria, de acordo com a Resolução SSP-12, de 05-02-2020 ficam definidas as sedes dos Núcleos e das Equipes de Perícias do Instituto de Criminalística e do IML. Santos e os demais IMLs da Baixada Santista vão atender normalmente a população da região, conforme ficou constatado em estudos de demandas realizados para a implantação.

A secretaria informou ainda que, desde o início da atual gestão, trabalha para ampliar investimentos em todo o Estado e valorizar as carreiras policiais. Recentemente, o governador João Doria nomeou 1.815 novos policiais civis. Além disso, autorizou a abertura de 2.939 vagas para concursos da Polícia Civil e Técnico Científica, sendo 189 médicos legistas, 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães.