Cidades Ilhabela

Marinha abre inquérito para apurar causas de naufrágio em Ilhabela

Tamoios News
Foto: Divulgação

Por Salim Burihan

A Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, instaurou  inquérito para apurar as causas do acidente envolvendo a embarcação “Amarula”, que afundou neste domingo(8), em Ilhabela.

No naufrágio, um pescador morreu e outros dois foram resgatados cerca de 24 horas após o acidente. Os pescadores tinham saído de Caraguatatuba para pescar na Praia de Jabaquara, em Ilhabela, segundo a Capitania dos Portos. A Capitania divulgou uma nota sobre o ocorrido.

Segundo a Capitanias dos Portos, após ter tomado conhecimento do fato, a informação era que uma embarcação estava desaparecida na região, a Delegacia imediatamente enviou uma equipe de busca e salvamento até o local, a fim de iniciar o resgate.

Participaram das buscas, o Grupamento de Bombeiros Marítimos e uma equipe da marina de onde a embarcação era guardada. A nota da Capitania, informa que lamentavelmente, foi constatado o óbito do condutor e o naufrágio da embarcação.

Dois passageiros foram resgatados com ferimentos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento do Centro de São Sebastião.ania informa ainda que “A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido e se solidariza com as vítimas, familiares e amigos”.

O Tamoios News apurou que os três pescadores saíram para pescar na manhã de ontem, de uma marina, no Porto Novo, em Caraguatatuba.

Um deles, o dono da embarcação naufragada, sempre saia para pescar com um pescador experiente de Caraguatatuba, conhecido como Miguel, que alugava um barco para a pescaria e acompanhava os pescadores.

O pescador, após comprar uma lancha, decidiu sair com amigos para pescar e justamente, procurou um dos locais onde pescava com Miguel.

Foram até a Ilha de Búzios, em Ilhabela. Quando estavam pescando próximo ao Costão do Sueste, começou a ventar forte e as ondas acabaram virando a lancha. A embarcação afundou.

Os três pescadores ficaram no mar, a deriva, agarrados em uma boia, próximo ao Porto do Meio, na Ilha de Búzios.  Um deles decidiu nadar até a Ilha. Subiu em um costão e ficou a espera dos dois amigos, que permaneceram agarrados à uma boia.

Um deles não resistiu e morreu por volta da 1 hora da madrugada desta segunda-feira(9). O amigo que estava com ele, amarrou seu colete salva vida na boia e nadou até o costão.

Nesta segunda-feira, uma embarcação dos bombeiros com apoio da Capitania dos Portos fez o resgate dos pescadores.

Dois deles foram encaminhados ao pronto socorro de São Sebastião. O corpo do pescador que faleceu foi removido ao IML da cidade.

Não foi informado a cidade onde residem os pescadores e nem as condições dos dois que sobreviveram ao naufrágio. Não conseguimos contato com a Marina Porto do Rio.