O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado) informou que, oficialmente, existem 15 os casos suspeitos de coronavírus em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Segundo o CVE são oito casos em investigação na cidade de São José dos Campos, dois em Taubaté, dois em Lorena, um em Caçapava, um em Cachoeira Paulista e um, em Ilhabela.
Em Ilhabela, o caso suspeito foi divulgado na manhã desta quinta-feira(12), pela Secretaria de Saúde do município. O primeiro caso suspeito do coronavírus deu entrada no Hospital Mario Covas, trata-se de um menino de 10 anos.
A equipe do hospital já iniciou os protocolos de atendimento para estes casos, como a coleta de amostras do material que serão encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.
Os exames para constatar a doença levam cerca de 15 dias para ficarem prontos. Todos os casos são tratados como suspeito até a divulgação do resultado.
Por segurança, após a coleta de amostras, o paciente ficará isolado em sua casa, mas passa bem e apenas com sintomas leves.
São considerados casos suspeitos pessoas com coriza, febre e que estiveram em regiões com epidemia da doença. Nesses casos, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Extraoficialmente, o Tamoios News apurou que o Hospital de Clínicas de São Sebastião avalia a situação de uma mulher que teria retornado da Itália e está gripada.
Por precaução, ela passou por exames e permanece em quarentena.. Esse caso não foi incluído na relação de casos suspeitos no Estado de São Paulo. O resultado dos exames deve sair nos próximos dias.
Entramos em contato com a secretária de Saúde da cidade, Ana Cristina Rocha Soares, para pedir informações sobre esse caso, mas ela estava em uma reunião sobre plano de contingência contra o coronavírus que está sendo implantado no porto do município.
Na semana passada, um caso suspeito foi investigado em Caraguatatuba, mas os exames deram negativo. A mulher. de 49 anos, tinha passado o carnaval no Rio de Janeiro, com o namorado italiano, mas ele já se encontrava no Brasil, antes do registro de coronavírus em seu país de origem.
As secretarias de Saúde da região orientam os moradores do Litoral Norte a cuidarem da higiene pessoal, ou seja, lavando as mãos e não espirrando sem a proteção da boca. Se o paciente apresentar sintomas de coriza, espirros ou tosse deve usar máscaras e procurar as unidades de saúde.
O Brasil registra cerca de 80 casos confirmados da doença. O estado de São Paulo contabiliza 32 casos confirmados e 384 suspeitos.